Abree e Saesa realizam campanha de arrecadação

São Caetano do Sul

25/09/2023  

Abree e Saesa realizam campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo

Ação será realizada no dia 30 de setembro e visa assegurar a destinação ambientalmente correta dos resíduos da região

O Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul) e a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), realizam a coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. No dia 30 de setembro, das 10h às 17h, um ponto de coleta na Praça dos Expedicionários (esquina das avenidas Goiás e Presidente Kennedy) estará à disposição da comunidade, permitindo que os equipamentos em seu fim de vida útil sejam destinados de maneira ecologicamente adequada.

A ação tem como objetivo conscientizar os consumidores da cidade sobre a importância do descarte adequada desses materiais. Para contribuir com a coleta, é aconselhável que os interessados separem todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que desejam descartar. Uma equipe estará à disposição para receber desde fones de ouvido até geladeiras e iniciar o processo de logística reversa.

“A reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos desempenha um papel essencial na redução de resíduos, conservação de recursos, prevenção da poluição e promoção da sustentabilidade, além dos impactos positivos que gera na economia e saúde pública”, explica Nilson Maestro, presidente da Abree.

O descarte incorreto desse tipo de resíduo tem sérias consequências que afetam o meio ambiente, a saúde pública, a economia e a qualidade de vida.

O Superintende do Saesa, Rodrigo Toscano, destaca a importância desta ação na cidade. “Essa atividade contribui significativamente com o meio ambiente, principalmente pelo processo de logística reversa. Além disso, facilita o trabalho de coleta e destinação adequada dos equipamentos eletrônicos descartados pelos munícipes.”

Como entidade gestora, a Abree colabora no atendimento legal da destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, visando atingir as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20, que regulamenta o segmento.

Atualmente, contabiliza 697 pontos de recebimento espalhados pelo Estado de São Paulo (sete em São Caetano). Deste modo, possibilita que a população possa realizar a destinação correta ao longo de todo ano. Além disso, em conjunto com parceiros, a Abree soma mais de cinco mil pontos de recebimento pelo Brasil, estando presente em quase 1,4 mil municípios.

No site da associação é possível encontrar o ponto de recebimento mais próximo. Basta acessar o site: e informar o CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como batedeira, ferro elétrico, fones de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

SERVIÇO

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS PÓS-CONSUMO EM SÃO CAETANO DO SUL

Data: 30 de setembro
Horário: 10h às 17h
Local: Praça dos Expedicionários, na esquina das avenidas Goiás e Presidente Kennedy.

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados: 

  • Celulares
  • Fone de ouvidos
  • Geladeiras
  • Máquinas de lavar
  • Fogões e cooktops
  • Televisores
  • Secadores
  • Batedeiras
  • Ar-condicionado 
  • Micro-ondas
  • Ferramentas
  • Equipamentos de informática
  • Rádios
  • Videogames e consoles
  • Entre outros.

Sobre a Abree: 

Fundada em 2011, a Abree é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala.

Com 54 associados que representam 180 marcas, a Abree é responsável pelo gerenciamento por meio da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/.


Top