Água Santa prepara testes para atletas

Esporte

23/06/2020  

O Departamento Médico do Esporte Clube Água Santa, composto pelos médicos Arnildo Segundo, Diego Matheus e Filipe Cortez, anunciou que atletas, integrantes da comissão técnica e demais colaboradores serão testados para detectar possíveis casos de coronavírus, possivelmente na próxima quinta-feira (25 de junho), a partir das 10h, na Arena Inamar. Funcionários com mais de 60 anos vão continuar afastados das atividades. Portanto, não serão submetidos aos testes neste primeiro momento. 

De acordo com Arnildo Segundo, o clube irá realizar dois tipos de exames: o swab, que é feito com um cotonete especial e detecta a presença do vírus na hora do teste, e o de sorologia, realizado a partir da amostra de sangue para indicar se o paciente já teve contato com a doença. Os resultados deverão ficar prontos até segunda-feira da próxima semana (29). 

 

“Os exames serão feitos por pequenos grupos e em horários distintos. Não haverá acúmulo de pessoas no estádio. Faremos uma triagem para identificar possíveis contaminados e separá-los dos demais. Quem testar positivo para a COVID-19, não fará as avaliações físicas, inicialmente programadas para segunda e terça-feira, e nem retornará aos treinos no dia 1º de julho, data liberada pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a volta dos treinamentos”, disse Arnildo. 

 

“Além disso, no dia dos testes, vamos aplicar um questionário elaborado pela FPF e aferir a temperatura de todos. A pessoa que apresentar temperatura acima dos 37,5º C, não poderá nem entrar nas dependências do clube”, alertou. 

 

Para Diego Matheus, apesar de todos os exames, jogadores e colaboradores terão que manter a obediência a todas as recomendações das autoridades sanitárias. “O mundo mudou. Não podemos permitir que haja aglomerações em espaços fechados, ou seja, que vários atletas utilizem o vestiário ao mesmo tempo. Eles terão que chegar prontos para o treino e não vão poder tomar banho no clube. Não podemos correr o risco de registrar um número elevado de contaminados no elenco e ficar sem time para entrar em campo, quando o Campeonato Paulista voltar, por exemplo”, argumentou. 

 

Higienização e cuidados 

 

Preparador físico do Água Santa, Fábio Jacobasso afirmou que as atividades, antes realizadas na academia, serão feitas ao ar livre, no campo da Arena Inamar, e com grupos reduzidos.. “A ideia é evitar que os atletas fiquem juntos em um ambiente fechado. Afinal, se houver um contaminado no local, o risco de disseminação do vírus aumentará”, explicou. 

 

Todos os espaços do estádio serão higienizados antes e depois das atividades, assim como os objetos: bolas, cones, colchonetes, etc. O clube, ainda, irá fornecer máscaras personalizadas e álcool em gel a todos os funcionários na entrada da Arena Inamar.

Top