Argentina 2x1 Chile, jogo melancólico e frio em SP

Luciano Luiz na Copa América

06/07/2019  

Argentina 2 x1 Chile – Jogo melancólico e frio em Itaquera

Crônica do jogo por Luciano Luiz

Penúltimo dia de Copa América Brasil 2019, aqui estamos na Arena Corinthians em São Paulo. Argentina x Chile, um clássico do futebol mundial mas hoje com uma atmosfera melancólica.

De um lado os argentinos que ainda não aceitaram a eliminação polêmica diante do Brasil e do outro os chilenos que parecem ainda viverem um grande pesadelo, dado o favoritismo que tinham diante dos peruanos e consequente passeio que tomaram.

Mas não tem jeito. Segue o jogo e aliás, vamos para o jogo. Reclamações e observações devem ser feitas somente após a competição e nesse momento ambas as equipes precisam se focar e entrarem para a disputa de terceiro lugar.

Esta chegando a hora. Times no campo.

Protocolo oficial respeitado assim como em todas as partidas mas o clima hoje é muito diferente. Equipes visivelmente desanimadas durante a entrada, execução do hino e cumprimento inicial.

O público é bom, mas no que diz respeito a quantidade, pois em animação o clima é constrangedor. Não se ouve quase nada vindo das arquibancadas. Para se ter um ideia o que mais chamou a atenção nos primeiros dez minutos de jogo foi a torcida do Corinthians que se sentindo em casa começou a cantar alguns de seus tradicionais gritos, o que recebeu vaias de torcedores de rivais que aqui se fazem presentes.

Dentro de campo a Argentina é um pouco melhor mas nada de sensacional.

Gol da Argentina...Messe com a sua inteligência sobrenatural bate uma falta com rapidez e coloca Aguero na cara do gol para abrir o placar em Itaquera. Segundos de comemoração e mais nada. A impressão que dá daqui da tribuna é que o torcedor argentino até esta presente mas não tem forças e nem animação para se levantar.

O silêncio da partida chama demais a atenção, a ponto de ouvirmos do nono andar do estádio por vezes a voz de jogadores dentro do campo.

Pela quantidade de pessoas que estão presentes e consequentemente que compraram seus ingressos a organização deve estar satisfeita mas para o futebol é algo absolutamente triste.

Gol da Argentina...Mais um lançamento em profundidade mas dessa vez quem apareceu na cara do goleiro Arias foi Dybala que com muita categoria só desviou para marcar o segundo dos Hermanos.

Se nas arquibancadas o clima segue de absoluta ressaca, dentro do campo os jogadores começam a esquentar um pouco. Não pela qualidade técnica, mas sim por muitos encontrões, alguns empurrões e uma quase briga após mais uma falta em Messi.

Vale destacar a todos que o frio nessa tarde em São Paulo é algo absolutamente insuportável. Poucas vezes senti tanto frio em um estádio de futebol e com certeza o torcedor também esta sentindo essa queda brusca de temperatura.

Várzea em campo. E para premiar o fiasco que foi a organização e a arbitragem ao longo da competição o árbitro paraguaio acaba de colocar a cereja no bolo. Em um lance onde o chileno Medel fez uma cobertura a frente do argentino Messi e posteriormente foi para cima e começou a pressiona-lo, o arbitro simplesmente se dirigiu aos dois e expulsou ambos. Pronto, era o que todos queriam, uma verdadeira bagunça no gramado. Todos se empurrando, atletas reservas e comissões técnicas no gramado, uma verdadeira anarquia.

No final das contas após muita confusão o árbitro mantem as duas expulsões e não dá nem um cartão amarelo sequer após inúmeros empurrões, peitadas e invasões. No lance seguinte o jogador Pulgar agride o jogador Paredes e leva apenas um amarelo. Uma vergonha.

E depois de bastante tempo de bola parada o jogo é reiniciado, mas por pouco tempo pois logo o juiz se encarrega de terminar a primeira etapa. Jogadores argentinos o cercam e tenho absoluta certeza que a tônica da conversa foi a absurda expulsão de seu camisa dez.

Equipes saem de campo e o trio de arbitragem quando se dirigia para o túnel toma uma sonora vaia. Momento de união entre argentinos, chilenos e brasileiros, afinal de contas que pagou ingresso veio para o estádio para ver FUTEBOL.

Intervalo congelante em Itaquera.

O segundo tempo começa e a animação dos jogadores na volta para o gramado já nos mostra o que vem nos próximos quarenta e cinco minutos.

Como ambas as equipes estão com um a menos o campo fica maior ainda e as jogadas bem mais abertas e com mais espaço.

Gol do Chile...Após uma jogada na área da argentina onde o árbitro não marcou nada a jogada prosseguiu e quase o Chile tomou o terceiro. Mas aí aquela pausa, suspense e ....Vamos ao VAR. Árbitro vai o tradicional sinal da tv e vai até a beira do gramado. Olha, avalia e pênalti para o Chile. Vidal chuta uma bomba no meio do gol e diminui o placar.

A torcida sente que pode ser o combustível para dar uma animada na partida e até uma “ola” começa a rodar a Arena Corinthians.

Com bola rolando a Argentina é muito mais time e o Chile na base da vontade busca o milagre do empate. O árbitro segue em uma tarde horrível sem nenhum critério e deixando os chilenos baterem a vontade.

Passamos dos trinta minutos do segundo tempo e a despedida dessas duas seleções segue melancólica. Seus torcedores estão nas arquibancadas apenas como testemunhas e dentro de campo os atletas cumprindo tabela. Em uma Copa América onde tantas previsões caíram ao longo dos jogos, Chile e Argentina estavam sim como candidatas para serem protagonistas na grande final, assim como Brasil, que está lá, Colômbia e Uruguai, para mim a maior decepção.

Mas muito mais do que estarem somente na partida de consolação, esses times viram projetos desabarem diante de seus olhos. Desde o tri campeonato chileno que será épico para eles, como uma conquista de Messi e companhia na casa de seus maiores rivais.

A Copa América caminha para seu final com algumas lições. Além da bola, o VAR ou a falta dele pune também.

Passamos dos trinta e cinco do segundo tempo e após uma linda jogada de Di Maria pela lateral, Aguero perde o gol na cara. Depois dessa Scaloni agradece sua participação na competição e coloca no seu lugar Matías Suarez. Os antgos diriam que somente para “ganhar o bicho”.

Chegamos aos quarenta e cinco minutos e o péssimo árbitro paraguaio Mario Diaz assinala mais seis minutos. O jogo esta ruim, os jogadores andando e o frio castigando. Todos vaiaram o árbitro...Aff !!!

Os chilenos se atiram ao ataque, Arias vai para a cobrança de falta e assim como acontece em 99% das vezes que essa jogada ocorre no futebol, o lance não dá em nada.

Fim de jogo, fim de Copa América para chilenos e argentinos, fim de competição para os paulistas.

Argentina termina em terceiro lugar e Chile em quarto.

Amanhã tem Brasil x Peru para conhecermos o campeão da Copa América Brasil 2019.

E teremos a cerimônia de premiação para os terceiros colocados com direito a pódio.

Algumas palmas e tchau !!!

Luciano Luiz


Top