Argentina x Paraguai – Triste Tango com Tropeiro

Luciano Luiz na Copa América

20/06/2019  

Argentina x Paraguai – Triste Tango na terra do Tropeiro

Crônica: Luciano Luiz

Vamos para mais um jogo dessa Copa América Brasil 2019. Um clássico recheado de história e de rivalidade, onde de um lado temos uma Argentina mordida com a derrota na estreia mas com a força de sua apaixonada torcida e do outro um Paraguai que abriu a competição empatando com o Catar e vive uma fase de reformulação em seu elenco. Promessa de um jogo bom e certeza de uma partida nervosa, principalmente para nossos “Hermanos”.

Mineirão assim como todos os outros estádios está longe de sua capacidade máxima mas mesmo assim o público é bom na capital mineira.

A bola rola e temos uma Argentina com muita disposição, além de qualidade técnica para cima dos paraguaios. Enquanto isso nas arquibancadas a torcida brasileira e a torcida argentina trocam provocações. De um lado o famoso “Mil gols, mil gols...” e do outro e não menos famoso “Brasil Decime que se siente...”, e posso garantir que com quase vinte minutos de jogo é o melhor que vimos no Mineirão. Bola que é bom...nada.

Quase trinta minutos e o jogo segue burocrático com muitos passes, hora certos hora errados mas sem chances de gol. A Argentina tem mais posse de bola mas não transforma isso em ações ofensivas e o Paraguai tenta explorar eventuais contra ataques.

Nas arquibancadas o torcedor brasileiro grita “olé” a cada vez que os paraguaios trocam passes no Mineirão.

Com trinta e quatro minutos o primeiro chute da Argentina no gol, falta da entrada da área e Messi bate fraquinho para a tranquila defesa do goleiro Gatito Fernandes.

Gol do Paraguai...Almiron sai em disparada pela esquerda e cruza para o meio onde Sanchez entra sozinho para desviar no canto esquerdo do goleiro Armani. Explode o Mineirão, festa de alguns paraguaios e da gigante torcida brasileira que adotou a equipe por motivos óbvios.

Nitidamente abalada a seleção argentina começa a errar muitos passes e domínios de bola. Em um lance tranquilo o goleiro Armani sai muito mal do gol da área e acerta o adversário. O árbitro brasileiro que comanda a partida, Wilton Pereira Sampaio deu somente cartão amarelo. Ficou barato para os argentinos.

Fim de primeiro tempo e o cenário no Mineirão é de torcedores brasileiros comemorando como se a vitória fosse do Brasil, torcedores argentinos já sentindo uma típica noite de tragédia porteña e alguns paraguaios que não estão entendendo bem o que esta acontecendo mas estão comemorando.

As equipes voltam para a segunda etapa e o treinador Scaloni coloca o atacante Aguero na vaga do meia Pereyra. O torcedor argentino gostou, já que o time precisa virar o jogo de qualquer maneira. Mas nos primeiros cinco minutos quem teve as melhores chances foram os paraguaios que aparentemente querem fazer história no Mineirão.

Ah, lembrei que em campo temos um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, Lionel Messi, mas no primeiro tempo sua atuação foi absolutamente discreta.

Boa jogada da Argentina e após um bate rebate Messi chuta na entrada da pequena área e Gatito faz linda defesa. Na hora da cobrança do escanteio...para, para, para, vai ter VAR.

Mais de cinco minutos de paralização, uma demora absurda do time de arbitragem e após muito tempo...mãozinha, faz o quadradinho e aponta para o pênalti. Ah, esse VAR, pode ser justo mas como é chato para o futebol.

Messi vai para a cobrança e chuta forte no canto esquerdo. Sem paradinha, corridinha para trás ou qualquer graça...Gol da Argentina.

Explode o Mineirão e torcedor acredita na virada. Enquanto isso os paraguaios sentem o golpe.

Opa, bola na área e Otamendi derruba o Gonçalez na área. O árbitro brasileiro nem pediu o VAR, pênalti para os paraguaios. A galera faz festa mas Armani pula no canto esquerdo e faz linda defesa no chute do atacante Derlis Gonçalez.

Agora segura os Hermanos e para ajudar entra Di Maria no campo. Aos poucos Scaloni começa a colocar as principais estrelas do time para jogar.

O tempo passa e o jogo é de ataque contra defesa. Os paraguaios abdicam totalmente de jogar e nesse momento aos trinta do segundo tempo ficam somente tentando segurar os argentinos.

O placar eletrônico anuncia o público e assim como em toda a competição, mas uma vez é decepcionante. Somente 35.286 torcedores em Belo Horizonte.

Sinto os argentinos já cansados, o time correu muito mas como o gol não saiu, alguns jogadores sumiram no jogo. Messi é um deles, mas nunca se sabe né.

A maior decepção até agora nesse segundo tempo esta sendo Di Maria, entrou e não acertou um lance. Esta visivelmente fora da sintonia do time.

Chegamos aos quarenta e cinco minutos e o árbitro dá mais sete minutos, segue o tango argentino.

Torcedor argentino tenta empurrar mas realmente o time não se contagia. Um empate com gosto de derrota marca a segunda partida dos companheiros de Lionel Messi.

Fim de jogo e vaias no Mineirão. Assim como presenciei ontem na Fonte Nova o torcedor se manifesta de uma maneira legítima e correta,  com vaias e essas também merecidas.

Os atletas se cumprimentam e lentamente saem do campo levando a frustração de um espetáculo melhor que poderiam ter proporcionado aos seus torcedores. Evidente que o Paraguai sai um pouco mais satisfeito pois sabia da dificuldade de enfrentar a Argentina mas vale salientar que há alguns anos nossos Hermanos não conseguem encaixar uma boa apresentação.

E após duas rodadas no Grupo B ao lado de Colômbia, Paraguai e Catar a Argentina chega na última partida ocupando nada mais nada menos que a lanterna do grupo.

Bem, assim o torcedor brasileiro tem alguma coisa para comemorar nesta Copa América...Aff !!!

Luciano Luiz


Top