Botafogo goleia no Rio de Janeiro

Futebol

30/07/2023  

O Botafogo não tomou conhecimento do Coritiba, em partida realizada na tarde deste domingo (30), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O clube da casa venceu pelo placar de 4 a 1 e segurou a reação dos visitantes no Campeonato Brasileiro. A partida registrou o recorde de público no estádio em 2023, com 43.071 presentes. Superou Botafogo 2 x 0 no Vasco, com 38.708 torcedores.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos 43 pontos, conquistou o título simbólico do primeiro turno e aumentou a vantagem na liderança. Agora, o Fogão tem 12 pontos a mais que o Flamengo e Palmeiras, que estão empatados na tabela com 31. Com dois jogos a menos, o Grêmio tem 29 pontos e está em quarto. O clube carioca não perde desde o dia 3 de junho, quando foi derrotado fora de casa pelo Athletico-PR.

A derrota do Coritiba segurou a reação do time no campeonato. Com três vitórias nos últimos quatro jogos, o Coxa perdeu a oportunidade de deixar a zona de rebaixamento, mantendo os 14 pontos e o 18º lugar, na parte baixa ao lado de Vasco da Gama, América-MG e Bahia.

O jogo começou com novidades no líder. O técnico Bruno Lage preferiu Gustavo Sauer no Júnior Santos. E a alteração deu certo logo de cara. O Botafogo não deu tempo para os visitantes respirarem. Aos 3 minutos, Gustavo Sauer dominou a bola no peito na entrada da área, deixou a bola pingar e acertou o canto direito do gol paranaense.

Aos 9, porém, o time paranaense, que era dominado, encontrou um golaço. Bruno Gomes nem dominou a bola e arriscou da intermediária com um chute balão, que encobriu o goleiro Lucas Perri.

O gol de empate não diminuiu o poder ofensivo do Botafogo. Com Tchê Tchê dominando o meio-campo, o time alvinegro aproveitou o lado esquerdo do ataque, principalmente após o lateral Natanael levar cartão amarelo aos 20 minutos.

Aos 33, o clube carioca contou com o VAR para não levar a virada. Tchê Tchê perdeu a bola no meio-campo, o Coritiba foi para cima e marcou com Robson. O árbitro João Vitor Gobi anulou o gol após checar o lance no vídeo: anotou falta de Diogo Oliveira em Tchê Tchê.

O Botafogo voltou a liderar o placar aos 36, quando Tiquinho Soares subiu mais que a zaga após cobrança de escanteio e cabeceou para as redes. A contagem aumentou aos 48. Victor Sá driblou Natanael duas vezes na lateral esquerda e cruzou na área para Bruno Sauer, que chutou de primeira sem chances para o goleiro Gabriel.

“Demos mole no primeiro gol. E, no (nosso) segundo, não foi falta. Acho que a camisa pesa, porque o Tiquinho fez falta em mim (no lance do segundo gol alvinegro)”, afirmou Bruno Gomes, do Coritiba, na saída do campo, em entrevista ao canal Premiere.

Na volta do segundo tempo, os alvinegros não mudaram em nada seu comportamento e o quarto gol não demorou a sair. Aos 6, o Botafogo ampliou novamente com Tiquinho Soares de cabeça após cruzamento de Victor Sá. Com a vantagem, o time carioca praticamente só administrou e o técnico Bruno Lage até trocou todo o seu ataque.

Agora o Botafogo volta a campo na quarta-feira, em casa, contra o Guaraní, do Paraguai, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. No Brasileiro encara no domingo o Cruzeiro, em Belo Horizonte. O próximo duelo do Coritiba será em casa contra o Red Bull Bragantino, no domingo.

Top