Brasil 3x1 Peru – O Campeão Voltou !!!

Luciano Luiz na Copa América

07/07/2019  

Brasil 3x1 Peru – O Campeão Voltou !!!

Crônica do Jogo por Luciano Luiz

Dia de decisão, dia de final de Copa América 2019. E o palco é muito maior que o evento, aliás o estádio transforma a decisão da competição em uma partida para o mundo. Mesmo sendo ele um jogo entre a seleção brasileira diante do Peru.

Torcedores chegando e o mais importante e místico estádio do planeta se pinta de amarelo com alguns pingos de vermelho e branco que mostram a força de uma torcida que jamais abandona sua seleção.

Atmosfera de festa, muitas crianças e o tradicional “Mil gols, mil gols...”

Cerimônia de encerramento simples e bonita, colorida e com o charme da pop star Anita para delírio do povão que lota o Maracanã.

Vai começar a grande decisão. E teve entrada protocolar com hino a capela.

Emoção pura e agora nos resta esperar que todos os jogadores se contagiem com a alegria de todos que aqui vieram.

Rola a bola.

Ao contrário do que esperava o Peru não espera a seleção brasileira e também busca o jogo no início da partida. O chileno Roberto Tobar que apita o jogo nos primeiros instantes se aproxima bastante das jogadas e tem buscado marcar tudo.

Passamos dos sete minutos e o peru se não joga melhor mas pelo menos busca mais o gol. Recordo que nos primeiros dez minutos na partida de Itaquera eu vi essa equipe também tomar as ações da partida. Na oportunidade mencionei que aquele gol de bola parada que o Casemiro marcou e na sequencia a falha do goleiro Gallese foram predominantes para o placar dilatado do jogo.

Gol do Brasil...linda jogada de Gabriel Jesus pelo setor direito e cruzamento preciso para Everton Cebolinha entrar sozinho por traz da zaga e chapar para marcar o primeiro do Brasil e explodir o Maracanã.

Neste momento Everton se torna o artilheiro isolado da Copa América 2019 com três gols.

O gol assim como na outra partida serviu para tranquilizar e equilibrar a seleção brasileira. O time começa a tocar a bola e se impor mais dentro do campo.

Passamos dos trinta e cinco minutos e o jogo deu uma caída tecnicamente mas segue dominado pela seleção brasileira que não passa nenhum perigo até o momento. A torcida segue o padrão de um público de teatro. Se levanta, aplaude, grita e logo senta.

Pênalti para o Peru. Opa, calma aí, vamos ter VAR.

Hoje sim, hoje sim....hohe não. Confirmada a marcação.

Guerreiro corre para a bola e GOL do Peru. E o Brasil acaba de tomar o seu primeiro gol na competição.

Segue o jogo e agora vamos ver como a equipe vai lidar com esse revés que até agora não havia sofrido.

Gol do Brasil...uma grande resposta no momento mais do que certo. Após uma bela roubada na intermediária a bola sobra para Arthur que com elegância caminha e toca para Gabriel Jesus que faz uma linda finta e toca com categoria para marcar o segundo do Brasil. Um golaço, de uma equipe que mostra raça, técnica, espírito coletivo e faro de gol.

Fim de primeiro tempo e lá vão nossos atletas para o vestiário, levando com eles a vibração de um Maracanã lotado e uma vantagem importantíssima.

Intervalo no Maracanã e mais um show de aparição do presidente Jair Bolsonaro que literalmente foi para a galera, saindo do camarote de autoridades e indo em direção a setores da arquibancada onde seus seguranças se desdobraram para acompanha-lo. Quebrou todo o protocolo mas foi ovacionado pelo público presente no Maracanã.

Voltam as equipes e nada de trocas. Vamos para os quarenta e cinco minutos finais da Copa América 2019.

E o jogo volta aberto com as equipes buscando o gol logo nos instantes iniciais. Peru quer o empate mas o Brasil está com o controle das ações e também mostra força no campo de ataque.

Chegamos aos quinze minutos e muito pouco mudou a dinâmica do jogo, talvez a grande diferença seja o número de oportunidades para cada lado que aumenta a cada instante.

Para uma final de campeonato a qual sempre esperamos por partidas truncadas e com poucas oportunidades, brasileiros e peruanos fazem um bom espetáculo no Rio de Janeiro. Evidente que por conta da necessidade de marcar, pois esta atrás no placar a seleção do Peru busca mais o gol e ocupa o campo de defesa do Brasil.

Cartão Vermelho para o Brasil. Gabriel Jesus faz uma falta dura e desnecessária em Tápia no campo de ataque e como já tinha tomado o amarelo é expulso de campo. Evidente que a torcida vaia mas infelizmente o árbitro chileno acertou na decisão.

Fora de controle, Gabriel Jesus vai para cima do árbitro e se revolta, peita o quarto arbitro, da murros na cabine do assistente e joga a bancada do VAR que só não cai no chão por conta de ser segura por observadores da Conmebol que estavam no gramado. Um destempero absurdo por nada, típico de um menino mimado e mal educado, bem ele que outro dia disse que tinha sido bem educado por sua mamãe em episódio com o ex jogador e comentarista Casagrande em hotel de Belo Horizonte. Lamentável.

O Peru sente o bom momento e agora vai para cima da seleção brasileira, mais por empolgação do que por qualidade tática.

E o placar eletrônico do Maracanã anuncia público e renda da grande final. São quase setenta mil pessoas para um dinheiro recorde aos cofres da Conmebol, trinta e oito milhões e oitocentos mil reais.

Aos poucos a seleção brasileira equilibra o jogo e principalmente se equilibra psicologicamente no gramado. Toca a bola com mais tranquilidade e nem parece que joga com um a menos. Tite coloca Richarlison e Eder Militão no jogo na vaga de Firmino e Coutinho respectivamente.

E tem pênalti para o Brasil após bela jogada de Everton Cebolinha. Opa, vamos ter VAR.

E lá vai o chileno para o canto do campo. Olha, olha, corre e confirma...Explode o Maraca.

Richarlison vai para a bola e GOLLLLLLLLLLLLL....é o do título. Festa no Maior do Mundo, com direito a invasão de todos os reservas e dança do pombo ao lado de seus companheiros.

E o estádio é só alegria aos gritos de “É Campeão, é campeão..”

Jogadores a beira do gramado e apita o árbitro...Fim de jogo.

Brasil Campeão da Copa América 2019 !!!

Nos auto falantes do Maracanã Ivete Sangalo para a música “A Festa” e a galera vai junto no refrão.

Gabriel Jesus volta para o gramado e comemora com seus companheiros o título, deve estar bem animado pois pela sua atitude poderia ter colocado todo um trabalho a perder.

Jogadores peruanos se juntam no centro do gramado e também se mostram conformados pois sabem que tecnicamente fizeram uma boa partida mas tinham uma equipe melhor do outro lado que mereceu a conquista. Em dado momento da comemoração dos jogadores e comissão técnica do Brasil os atletas jogam para o ar o emocionado técnico Tite.

E enquanto o palco para a cerimônia de premiação é montado o telão do Maracanã solta um belíssimo vídeo onde seu tema é AGRADECER. Mostra centenas de colaboradores que trabalharam nas mais diversas atividades em todas as sedes da competição, sempre os exaltando, inclusive com destaque para os milhares e milhares de torcedores de todos os países que visitaram o Brasil. Momento lindo !!!

E vamos para a cerimônia de premiação. Eis que surge a taça, objeto de desejo de tanta gente que em instantes será erguida por Daniel Alves.

Autoridades no gramado e a galera vai ao delírio aos gritos de “Mito, Mito, mito”, alguns tentam vaiar, o que é esperado em um estado democrático mas a maioria aplaude.

E o Brasil leva o troféu Fair Play, melhor goleiro com Alisson, artilheiro da competição com Everton e melhor jogador da Copa América com Daniel Alves.

Festa no pódio, Daniel Alves ergue a taça, chuva de papel o povo feliz, assim acaba a Copa América 2019, um evento que fecha um ciclo histórico para o Brasil que em um intervalo de cinco anos foi sede da Copa do Mundo FIFA, Jogos Olímpicos e Copa América.

Confesso vir com uma análise mais fria sobre a realização e legado de tudo isso.

Fecho mais uma cobertura com um sentimento de dever cumprido e muito mais que isso, a certeza que fiz a escolha certa quando optei pelo jornalismo como minha profissão.

Sou realizado com o que faço e me divirto a cada dia de trabalho.

Essa é minha essência.

Essa é minha realidade.

Essa é minha Vida.

Obrigado a todos que me acompanham e que respeitam meu trabalho.

Deus, Família e amigos...Obrigado !!!

Luciano Luiz


Top