Brasil e Argentina buscam diminuir vantagem

Copa do Mundo FIFA Catar 2022

26/10/2022  

Brasil e Argentina buscam diminuir vantagem dos europeus em Copas

 

Muito mais que alcançar o topo do mundo as seleções do Brasil e da Argentina que são vistas como favoritas a conquista do mundial, elas entram na competição para buscar diminuir a diferença de títulos entre os países europeus e os sul-americanos. Atualmente o velho continente conta com doze campeonatos (4 Alemanha, 4 Itália, 2 França, 1 Inglaterra e 1 Espanha), enquanto a América do Sul tem nove (5 Brasil, 2 Argentina e 2 do Uruguai).

Em 1970 quando o Brasil conquistou o tricampeonato mundial no México o continente americano somava cinco títulos contra quatro dos europeus, mas as coisas começaram a se modificar e os títulos da América do Sul começaram a ser mais esporádicos, a ponto de hoje o continente estar há vinte anos sem comemorar uma conquista. A última foi do Brasil no mundial do Japão e Coréia em 2002.

Para deixar esse cenário ainda mais intrigante, não podemos esquecer que nas últimas quatro Copas do Mundo as seleções do Brasil e da Argentina foram eliminadas ou derrotadas por seleções europeias.

Em 2006 o Brasil saiu após cair nas quartas para a França, enquanto a Argentina na mesma fase saiu diante da Alemanha.

Em 2010 o Brasil novamente caiu nas quartas para a Holanda, assim como a Argentina novamente para a Alemanha.

Em 2014 o Brasil além de levar o 7x1 para a Alemanha na semifinal, ainda perdeu a disputa de terceiro para a Holanda. Enquanto isso a Argentina chegou a grande final, mas pelo terceiro mundial consecutivo perdeu o último jogo para a Alemanha.

E em 2018 o Brasil caiu nas quartas para a Bélgica e a Argentina para a França nas oitavas.

Hoje o Brasil está em primeiro lugar no ranking da FIFA e a Argentina ocupa a terceira colocação, seguida da Bélgica em segundo e muito mais que isso as duas seleções se encontram em um momento de muita motivação e confiança por parte de seus atletas e torcedores.

Nos resta agora esperar a bola rolar a partir do dia 20 de novembro para conhecermos o campeão e sabermos se será o décimo terceiro título europeu, décimo americano ou um primeiro de uma seleção de outro continente.


Top