Brasil x Peru – Um passeio em Itaquera

Copa América

22/06/2019  

Brasil x Peru – Um passeio em Itaquera

Crônica: Luciano Luiz

Vai começar a terceira partida do Brasil na Copa América 2019 e o palco é a Arena Corinthians em Itaquera, local onde dois jogadores do atual elenco se sentem em casa, Fagner e Cássio. Aliás, não só eles, o zagueiro Marquinhos, o meia Willian e o técnico Tite possuem grande relação com o estádio que respira Corinthians. A prova aconteceu logo na entrada dos goleiros quando Cássio foi ovacionado por parte dos torcedores brasileiros, imagino que absoluta maioria composta por corintianos.

Meia hora para a partida o estádio começa a se pintar de amarelo para o jogo, mas vale destacar a grande presença de peruanos que tomam as arquibancadas da arena. Muitos espaços ocupados dando um belo contraste branco e vermelho em meio as milhares de camisa do Brasil.

Já temos a confirmação das duas trocas promovidas pelo treinador Tite no ataque brasileiro, saem Richarlison e David Neres para a entrada de Everton e Gabriel Jesus. Quando o sistema de som anunciou o time a galera aprovou as novidades, agora vamos esperar a consolidação daquilo que o treinador projetou para a seleção com a bola rolando.

É bacana ver a empolgação dos torcedores entrando na Arena Corinthians, trata-se de um público diferente daqueles que estamos acostumados a ver em partidas de campeonatos estaduais ou nacionais. O que há de se lamentar é que a Conmebol não soube extrair o que tem de melhor em um evento FIFA para trazer a sua competição os valores e o respeito pelo principal produto do futebol, o torcedor. Mas vamos para o jogo, equipes entrando no gramado.

Hino nacional tocado e com direito a capela da galera de novo, festa em Itaquera e rola a bola para Brasil x Peru.

A partida começa com um torcedor mais animado que o da estreia no Morumbi mas ainda menos do que o baiano no segundo confronto. O bacana é que a torcida peruano também veio para jogar junto e anima sua seleção o tempo inteiro. O público é excelente até agora, na minha opinião o melhor até agora em ocupação proporcional.

Com a bola rolando o Brasil tem mais volume de jogo mas até os sete minutos de jogo o Peru já tem dois chutes a gol contra nenhum do Brasil. Definitivamente o adversário não veio para assistir a seleção jogar. Com nove minutos Casemiro toma uma bola entre as pernas, apela e leva o cartão amarelo. É o segundo dele e o Brasil passando a próxima fase ele já esta fora do jogo.

Gol do Brasil, E quando começávamos a temer o bom toque de bola e qualidade técnica dos peruanos a bola foi cruzada em cobrança de escanteio e após uma confusão na área, Casemiro que não joga a próxima se encarregou de fazer o dele hoje. De cabeça abre o placar para o Brasil explodindo de alegria a torcida em Itaquera.

Mais um do Brasil. Uma infelicidade absurda do goleiro Gallese  do Peru que tenta sair jogando e acerta a bola no atacante Roberto Firmino, a bola bate na trave e volta para o atacante que teve tranquilidade para driblar o goleiro e tocar para o fundo do gol. Festa em Itaquera !!!

O jogo fica tenso com um Peru perdido e ainda sem entender os dois gols casuais sofridos enquanto a seleção brasileira que começou a partida somente correndo atrás do adversário se equilibra e agora cadencia. A partida fica também mais pegada com muitas faltas e reclamações de lado a lado com a arbitragem. Imagino que teremos cartões vermelhos.

Gol do Brasil...Cebolinha Neles. Após uma sequencia de passes da seleção Everton domina pela esquerda do jeito que ele gosta e entra na diagonal chutando no canto direito do goleiro peruano que quando tentou ir para a bola já ouviu o grito da massa. Pouco mais de trinta minutos de jogo e o Brasil já vence por 3x0.

Definitivamente o Brasil faz hoje sua melhor partida, não só pelos gols mas pelo volume de oportunidades  e postura dos atletas diante do adversário. Arthur faz um jogo brilhante até agora, é dono do meio campo. Impressionante como segura bem a bola e passa com qualidade para seus companheiros.

O Brasil diminuiu o ritmo no final do primeiro tempo mas deu ainda para criar boas triangulações contra a meta adversária. O árbitro apita e lentamente os jogadores saem para os vestiários da Arena. Quem diria hein, final da primeira etapa com o Brasil marcando três gols. Que beleza !!!

Intervalo tranquilo e equipes voltam para a segunda etapa. Vamos ver como vai ser a postura da seleção vencendo de forma tranquila.

Com menos de três minutos Everton já fez duas belas jogadas e aos poucos vai se consolidando titular absoluto para o técnico Tite e para ajudar tudo o próximo jogo da seleção será na Arena do Grêmio em Porto Alegre, casa do Cebolinha.

A após uma bela troca de passes do time brasileiro, Daniel Alves toca e aparece  na cara do gol  para chutar cruzado e marcar o quarto gol da seleção. Virou passeio em Itaquera.

Paolo Guerreiro, ex jogador do Corinthians e principal estrela peruana é substituído e o torcedor não perdoa, vaias para o nove do Peru.

O placar eletrônico anuncia o público e a renda na Arena. Quase quarenta e cinco mil pessoas para mais de dez milhões de reais na conta da Conmebol. Poderiam pegar esse dinheiro todo e investirem um pouco mais na organização da Copa América que falha em muitas coisas primárias.

O ritmo da partida cai um pouco, o que já era esperado dada a consolidação da vitória brasileira e a entrega dos peruanos que agora só esperam o jogo acabar para saberem como ficarão para a próxima etapa.

Tite coloca Alan no jogo na vaga do Casemiro e na sequência entra Willian na vaga do Coutinho.

O Peru não quer mais tomar gol e começa a bater forte com chegadas duras nos jogadores brasileiros. Como o Brasil também não esta com muita vontade o árbitro vai levando o jogo empurrando com a barriga.

Até o torcedor que cantou bastante começa a se preparar para ir embora. Com a temperatura baixando em Itaquera a empolgação também diminuiu.

Gol do Brasil... um golaço do ex corintiano Willian em sua casa. Dominou pela esquerda abriu espaço e bateu cruzado sem chances de defesa para o goleiro peruano. Mais um que aproveitou a oportunidade de ter entrado no jogo.

Pênalti para o Brasil...após mais uma bela triangulação do ataque Gabriel Jesus se antecipa ao goleiro e é tocado por baixo. Agora sim a oportunidade do camisa nove marcar o seu também nesse dia de goleada. Será que teremos VAR?

Hoje não...é pênalti.

Gabriel Jesus chuta no canto direito e Gallese que tinha falhado no primeiro tempo cai para fazer grande defesa.

Fim de jogo, Brasil 5x0 Peru.

Gabriel desaba no campo e rapidamente outros atletas vão ate ele que sentiu a perda da cobrança. Enfim o Brasil vence e convence. Uma goleada maiúscula e muito mais que isso, uma postura segura diante de um adversário que possui uma qualidade técnica.

O Brasil termina em primeiro lugar no seu grupo e agora espera o seu adversário que será conhecido após o término da primeira fase na próxima segunda feira. O dia e o local do jogo já esta confirmado, segunda feira em Porto Alegre na Arena do Grêmio.

Segue a Copa América para o Brasil e agora com um torcedor bem mais esperançoso.

Luciano Luiz


Top