Chile 0x1 Uruguai, Torcidas brilham, Cavani define

Copa América

25/06/2019  

Crônica do jogo por Luciano Luiz

Dia de jogo no Maracanã, só por isso já se torna especial. Trata-se do mais emblemático estádio do Brasil, um palco místico de grandes histórias e enorme contribuição para o esporte mundial. Pena que para Chile x Uruguai, um jogo de grande apelo não temos a totalidade de torcedores. Muitos espaços vazios nas arquibancadas do maior do mundo.

Os uruguaios vieram em bom número para o estádio mas os chilenos realmente invadiram o Rio de Janeiro. Neste momento faltando dez minutos para o início da partida podemos dizer que quase setenta por cento dos torcedores estão para apoiar “La Roja”, como a seleção chilena é chamada.

Times em campo, hinos cantados com direito a capela de ambas as partes. Promessa de um bom jogo.

A torcida uruguaia é menor mas não fica atrás em empolgação. Muitos cânticos de lado a lado enquanto dentro de campo as duas equipes se estudam. São duas escolas de muita técnica e toque de bola. O Chile é um pouco mais agressivo ao ataque e fica mais tempo com a bola no pé nos primeiros minutos.

Com doze minutos de jogo o goleiro Muslera já foi obrigado a fazer duas intervenções. A equipe chilena parece mais ligada no jogo, atletas se doando a cada jogada mas aos poucos os uruguaios equilibram as ações e começam a chegar também na meta adversária.

Cavani e Suarez que são as principais estrelas da Celeste ainda estão discretos na partida. Há instantes Suarez entrou sozinho, driblou o goleiro Árias mas perdeu o ângulo. Mesmo tendo Arrascaeta em melhor condição ele tentou chutar e o camisa 1 do Chile espalmou para fora.

Aos poucos o Uruguai tomou o jogo para si pressionando a meta chilena que neste momento só busca chegar a frente através de contra ataques.

Evidente que as duas equipes buscam a vitória mas me chama a atenção a postura dos jogadores que se levantam rapidamente a cada falta sofrida. Uma postura que é muito comum na Europa mas se tratando de futebol sulamericano infelizmente deixa muito a desejar.

E com quase quarenta do primeiro tempo o momento é do Chile no ataque. A equipe iguala o volume o obriga o goleiro Muslera a aparecer novamente dentro da área.

Jogo movimentado no Maracanã com oportunidades de lado a lado neste primeiro tempo mas o placar segue inalterado. Este resultado é melhor para o Chile que termina em primeiro lugar de seu grupo e neste momento enfrentaria o Peru na Fonte Nova no próximo sábado.

Fim de primeiro tempo...intervalo no Rio de Janeiro, nos resta acreditar que os gols sairão na segunda etapa.

Bola rolando para os quarenta e cinco minutos derradeiros no Maracanã. Assim como na primeira etapa o jogo recomeça com oportunidades de lado a lado com uma cabeçada do Uruguai e um chute da entrada da área para o Chile em menos de três minutos.

Nas arquibancadas as duas torcidas seguem com gritos de apoio e muita empolgação.

Se de um lado não para o tradicional “Soy Celeste”, do outro ecoa o não menos grito “Chi, Chi, Chi. Le, Le, Le, Viva Chile”.

O jogo segue de excelente nível técnico e com oportunidades de gol para as duas equipes mas a eficiência dos sistemas defensivos esta prevalecendo diante dos ataques e o grito de gol segue somente no imaginário das torcidas.

E olha que a torcida brasileira começa a ser ouvida e momentaneamente o famoso grito “Mil gols, mil gols, só Pelé...” , toma conta do estádio. Parece que os chilenos se sentiram em casa pois no momento da festa brasileira o time chegou com perigo em duas chances seguidas, em uma delas Gimenez tirou de cabeça em cima da linha.

Invasão no gramado. Eis que um cidadão vestido de galinha entra no campo e o jogo é paralisado. Seguranças correm para detê-lo e todo estádio vaia o ato. Só para deixar o momento ainda mais tosco o rapaz só parou quando o volante chileno Jara deu um rodo no infeliz.

Placar eletrônico anuncia público e renda no Maracanã. 49.275 pagantes, 8.167 não pagantes e R$ 11,74 milhões de reais para a Conmebol.

Gol do Uruguai...após uma bela troca de passes do ataque Celeste a bola partiu do setor esquerdo para a cabeça de Edinson Cavani que não desperdiçou. Explode a torcida azul que canta alto no Maracanã, Uruguai 1x0. E olha que ele não fazia uma grande partida mas craque é assim mesmo, um minuto de distração e ele não perdoa.

O Chile é valente e sai em busca do gol de empate mas neste momento o Uruguai faz o que tem de melhor. Segura a bola e aperta a marcação, além é claro da boa e velha catimba.

Chegamos aos quarenta e cinco minutos e teremos ainda mais quatro para jogar.

Fim de jogo e deu Uruguai, jogadores comemoram no centro do campo a primeira colocação do grupo e a importante vitória diante de um adversário direto para o título.

A partida merecia mais gols, foi um grande jogo de excelente nível técnico e com torcedores bem animados. Valeu muito para quem veio e o Chile esta de parabéns também pois valorizou demais a conquista uruguaia.

Fim da primeira fase, agora é mata-mata.

O Uruguai vai enfrentar o Peru em Salvador e o Chile pega a Colômbia em São Paulo.

Luciano Luiz


Top