Colômbia x Chile -Chi-chi-chi-le-le-le! Viva Chile

Luciano Luiz na Copa América

28/06/2019  

Colômbia x Chile - Chi-chi-chi-le-le-le! ♪♪ Viva Chile!!!

Crônica do jogo por Luciano Luiz

Sexta a noite em Itaquera, duas fortes equipes da América do Sul entrarão em campo para um jogo que promete ser o mais forte das quartas de final.

Torcidas animadas entoam gritos e todo o estádio aos poucos se pinta de amarelo e azul. Hoje vamos de Chile e Colômbia.

A partida terá seu início atrasado em vinte minutos pelo fato da seleção chilena ter chegado atrasada a Arena Corinthians. A delegação alegou que pegou um trânsito muito grande para cruzar a cidade. Ah....A organização da Conmebol é única mesmo...aff.

Entrada das equipes, hino chileno a capela e rola a bola.

Colômbia começa na pressão, toma as ações da partida e ocupa o campo de defesa dos chilenos que até tentam valorizar a posse de bola mas o ritmo do jogo é acelerado.

Chance de ouro para a Colômbia. Após bela jogada de Falcão Garcia ele recebe uma falta na entrada da área. James capricha com carinho mas bate a bola na barreira.

O Chile responde com um belo ataque obrigando Ospina a fazer duas belas defesas no mesmo lance. O jogo fica aberto com oportunidades de gol para as duas equipes.

Gol do Chile...após um vacilo do goleirão Ospina a bola fica viva dentro da área e Aranguiz chuta para marcar. Festa dos chilenos em Itaquera.

Opa, teremos revisão do VAR.

Momento de apreensão, bola no meio e ....hoje não. Marcado um impedimento no início da jogada. Agora quem explode é a turma de amarelo. Que beleza esse VAR !!!

E após o gol anulado o jogo deu uma caída de temperatura. Muitas faltas e poucas jogadas de efeito como vimos nos primeiros minutos. A ponto de um baita empurra empurra entre os jogadores das duas equipes após desentendimento entre Mina e Sanchez. Aliás, Mina que por ser ex atleta do Palmeiras, toda as vezes que encosta na bola ouve vaias, muito provavelmente dos torcedores do Corinthians que se fazem presentes por aqui.

Passamos dos trinta e cinco minutos e o jogo segue muito truncado com menos espaços para a criatividade dos jogadores e as bolas paradas estão sendo as únicas possibilidades de um gol nessa primeira etapa.

Após bela troca de passes do ataque chileno, Vidal bate da entrada da área e a bola passa perto, arrancando o grito de “Uhull” da galera.

Caminhamos para o final do primeiro tempo em uma partida onde tivemos dez minutos de boas jogadas de lado a lado e qualidade nos passes. Depois só vimos dois times nervosos, errando muitos passes e cometendo faltas a todo instante.

Antes do juiz apitar ainda deu para ouvir um grupo no setor das arquibancadas que começaram a gritar “Sem Mundial, sem mundial”, seriam brasileiros provocando chilenos e colombianos, já que ambos nunca conquistaram uma Copa do Mundo? Ou se trata de torcedores do Corinthians aproveitando o momento para sacanearem novamente seu maior rival Palmeiras? Acho que é a segunda.

Fim de primeiro tempo, vaias, aplausos e equipes rapidamente saindo do campo.

Segue 0x0 em Itaquera.

As equipes voltam para a segunda etapa, agora é decisão, vale vaga na semifinal.

Temperatura baixa bastante em Itaquera...Tomara que pelo menos o jogo esquente.

Rola a bola.

Assim como no primeiro tempo a segunda etapa começa com a Colômbia indo para cima e em menos de cinco minutos três bolas já foram chutadas contra a meta do goleiro Arias.

E a torcida segue pegando no pé do zagueiro Mina, é só ele pegar na bola e vaias ecoam na Arena.

Dentro de campo segue a Colômbia pressionando o Chile que bate muito e tenta retardar ao máximo qualquer reposição de bola. A sorte dos chilenos é que o árbitro é argentino. Se fosse brasileiro já teria expulsado um.

O placar anuncia público e renda na Arena Corinthians.  41692 pagantes, 2370 não pagantes e para os cofres da Conmebol R$ 8.971.600,00 reais.

Já são quase vinte minutos da etapa final e o jogo segue com o mesmo desenho técnico. O Chile na retranca jogando por uma bola  e a Colômbia buscando chegar mas parando sempre na forte marcação adversária.

Carlos Queiroz tira um volante para a entrada de um meia de ligação. Vem Cardona para o jogo na Colômbia e a torcida aplaude a substituição.

Gol do Chile – Um lance sem muitas pretensões alçada na área  e após a bola ficar batendo de lado a outro Vidal chuta cruzado para marcar. Opa...Vai ter VAR.

Será? De novo?

Sim, a bola bateu na mão de um jogador chileno e o argentino Nestor Pitana anula o segundo gol do Chile na partida, ambos de forma correta e com a ajuda do VAR.

Novos tempos amigos.

Começo a ver a Colômbia com um problema muito semelhante ao da seleção brasileira. O time tem mais volume de jogo, mais posse de bola, mas não conseguem transformar essas vantagens em oportunidades de gol. O time chuta muito pouco na meta do goleiro chileno. Evidente que a forte marcação, principalmente na entrada da área também colabora muito com essa performance.

Enquanto isso o Chile esporadicamente se aventura ao ataque em busca de um lance.

Nas arquibancadas os torcedores ensaiam uma “ola” para dar uma esquentadinha já que a partida assim como a temperatura deu uma boa abaixada nesse segundo tempo.

Passamos dos quarenta e dois minutos e o jogo caminha para as cobranças de pênalti. Neste momento o Chile busca mais o gol que os colombianos . A impressão que dá é que James Rodrigues e companhia estão cansados.

E para marcar território a torcida do Corinthians começa os gritos de “Timão e ô, Timão e ô” e cantam o hino do clube. Os gringos não entendem muito mas segue a festa.

O argentino Nestor Pitana assinala mais quatro minutos e os jogadores pouco fazem para evitar que a vaga seja decidida através das penalidades.

Fim de jogo.

Ao contrário do que foi a partida do Brasil diante do Paraguai onde tivemos lances de perigo até o último instante, aqui em Itaquera nada aconteceu após os trinta e cinco minutos da segunda etapa.

Jogadores deitados no gramado. Ambas as equipes visivelmente exaustas.

Agora vamos para os pênaltis.

James abre para a Colômbia e marca um golaço. Arias de um lado e a bola do outro.

Agora vem Vidal para o Chile e gol. Uma paulada no ângulo. Sem chances para o Ospina.

Cardona vai para a cobrança e coloca a Colômbia na frente. Penalti muito bem batido.

Vargas para o Chile e mais um belo gol. Chute forte no alto e deslocando o goleiro.

O colombiano Cuadrado bate no canto, Arias encosta na bola mas ela morre no fundo do gol.

Pulgar vai para a bola e com categoria faz o quarto do Chile.

Mina vem para a bola. Muitas vaias para ele mas ele converte sua cobrança e ainda tem tempo para uma dancinha já tradicional.

Aranguiz vai chutar para o Chile e com categoria chuta no ângulo, mais uma bela cobrança.

Tesillo caminha lentamente para a bola, desloca o goleiro e a bola vai para fora.

Alexis Sanchez pode colocar o Chile na semi final da Copa América 2019. Toma distância, olha bem para Ospina e golllllllll....Chile segue na competição, a Colômbia esta fora. E muitos “especialistas” diziam que a Colômbia ganharia com facilidade essa competição. Respeitem o atual Bi Campeão.

Agora aguentem hein... Chi-chi-chi-le-le-le !!!

Amanhã conheceremos seu adversário na partida entre Uruguai x Peru na Arena Fonte Nova em Salvador.

Luciano Luiz

Foto: Ricardo Moreira
Top