Comcipas debate a Educação de São Caetano no Senai

São Caetano

02/07/2019  

A apresentação da Revista da Educação e os avanços do setor em São Caetano do Sul foram temas da reunião ordinária do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social). A plenária foi realizada na noite de segunda-feira (1/7), no Senai Armando de Arruda Pereira, no Bairro Boa Vista, dando sequência aos encontros itinerantes nas sedes das entidades que integram o colegiado.

 

Representando a Secretaria Municipal de Educação, o professor Fabiano Augusto João detalhou a estrutura e os principais programas desenvolvidos. A rede de São Caetano, formada por 3.588 servidores, atende 20.762 alunos, matriculados nas 71 escolas municipais, equipadas com softwares educacionais do Google, sistemas de gestão pedagógica, lousas digitais, computadores, notebooks, tablets, chromebooks, mesas educadoras e outros aparatos tecnológicos.

 

Fabiano destacou o pacote de 23 escolas revitalizadas ou construídas pela atual gestão, contabilizando também as unidades com previsão de entrega em 2020, além dos programas Educação Conectada, Biblioteca Digital, Mais Alfabetização, Saúde na Escola, Inclusão Escolar, Auxílio Uniforme Escolar, Kit de Material Escolar, entrega de subvenção às APMs, bolsas de estudos para graduação e mestrado, Prova São Caetano Digital e o Nutre & Ação, programa de alimentação saudável lançado também na segunda-feira – em 2018 foram servidas 7.729.059 refeições aos alunos.

 

"A reunião foi importante para conhecermos e debatermos os avanços da Educação em São Caetano do Sul. Os conselheiros tiveram a oportunidade de se informar de forma ampla sobre o setor. Foi um debate elucidativo e rico em informações", ressaltou o secretário executivo do Comcipas, Elísio Peixoto.

 

SENAI

A entidade anfitriã do encontro também fez uma exposição sobre a sua estrutura e projetos. O diretor Osvaldo Luiz Padovan apresentou a excelência do Senai em educação profissional e inovação tecnológica. A instituição foi criada em 1942 com a missão de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

 

Atualmente, o Senai prepara alunos para mais de 20 áreas técnicas, entre elas Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Construção Civil, Energia, Logística, Eletrônica e Metalurgia. São 166 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, sendo 94 escolas fixas e 74 escolas móveis. "O fato de termos realizado a reunião no Senai foi importante, pois conhecemos melhor a escola que é modelo de excelência no Brasil e no mundo", finalizou Elísio Peixoto.

 

Mark Ribeiro (MTb. 46.082)

(2/7/19)

Fotos: Junior Camargo / PMSCS

Top