Corinthians estreia querendo título inédito

Futebol

02/04/2024  

Multicampeão e um dos principais clubes do país, o Corinthians trabalha em busca de maior prestígio também internacional. Embora não dispute a Libertadores em 2024, o clube da capital estreia nesta terça-feira sua campanha na Copa Sul-Americana, onde tentará erguer um título inédito em sua galeria. O primeiro adversário na jornada será o Racing (URU), em duelo que acontecerá no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai, às 21h30 (horário de Brasília).

A dupla disputará as duas vagas de classificação no Grupo F, ao lado de Nacional (PAR) e Argentinos Juniors (ARG), em dois confrontos com cada adversário, um em casa e outro como visitante. O melhor colocado avança às oitavas de final e o segundo disputa um play-off com algum dos terceiros colocados na fase de grupos da Libertadores por uma vaga nas oitavas.

Apesar do nome de peso na América do Sul, o Racing do Uruguai não tem tanta tradição como o xará da Argentina, campeão da Libertadores de 1967. Os uruguaios na verdade nunca levantaram nenhum título de relevância, contabilizando em sua estante apenas nove conquistas da Segunda Divisão da liga local.

O time comandado por Eduardo Espinel terminou em 14º no primeiro turno do Campeonato Uruguaio do ano passado, o chamado “Apertura”. No turno seguinte, o “Clausura”, conseguiu a terceira melhor campanha e se classificou para a primeira fase da Sul-Americana, disputada ainda antes dos grupos, quando enfrentou o Cerro Largo (URU) e conquistou uma vaga na etapa seguinte após eliminar o rival por 2 a 0.

Nesta temporada, o time ainda não engrenou. Novamente disputando o Apertura, foram duas vitórias, um empate e três derrotas em seis rodadas, a oitava melhor campanha até aqui entre os 16 clubes, com sete pontos somados.

Campeão da Libertadores de 2012 e da Recopa Sul-Americana do ano seguinte, a Copa Sul-Americana é o último torneio organizado pela Conmebol que ainda falta na galeria corintiana. O Timão vai para sua nona participação, e no máximo alcançou a semifinal, em 2019 e 2023, tendo sido eliminado na mais recente para o vice-campeão Fortaleza.

Em 2024, o ano também não começou com muitos sorrisos. Embora tenha vencido duas vezes e avançado à terceira fase da Copa do Brasil, o Corinthians fez um Paulistão ruim e acabou eliminado ainda na primeira fase, o que também culminou na demissão de Mano Menezes e contratação de António Oliveira, treinador português que deixou o Cuiabá-MT e causou boas impressões em São Paulo.

Foram oito jogos sob o comando do novo treinador, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O Alvinegro chegará para encarar o Racing há 18 dias sem atuar em jogos oficiais, sendo que neste meio apenas enfrentou o Londrina-PR em amistoso, no qual venceu por 3 a 0.

Medalhão no elenco do Corinthians, o meio-campista Paulinho está de volta após dez meses e pode estrear na temporada, enquanto Fausto Vera deve ser titular ao lado de Raniele e Rodrigo Garro no meio de campo. A lista de desfalques é significativa. Estão fora o lateral Palacios, em transição, volante Maycon, lesionado, e o meia Igor Coronado, com dengue.

Top