Croácia se classifica em jogo emocionante

Por Henrique Janoti

11/07/2018  

A segunda semifinal da Copa do Mundo não poderia começar melhor para os ingleses, que logo aos 5 minutos de jogo, em uma falta a poucos passos da grande área, inauguraram o placar com o lateral direito Tríppier, que executou uma cobrança espetacular, sem chances para o goleiro Subasic.

O som ambiente era todo da torcida inglesa, tornando-se um ingrediente fundamental para que a Croácia não crescesse na partida. Aos 13 minutos, a Inglaterra quase chegou novamente ao gol em uma cobrança de escanteio, onde Stones conseguiu uma finalização perigosa, colocando a bola com muito perigo a direita do gol croata. 

Até a metade do primeiro tempo a Croácia ainda não tinha encaixado seu jogo e os erros de passes eram frequentes. A Inglaterra começou a apostar em jogadas de contra-ataque e deu a posse de bola para a Croácia, contando com a velocidade do atacante Sterling e a inteligência de Harry Kane. Aos 29 minutos, Kane apareceu livre na grande área e assustou os croatas, mas já havia sido assinalado o impedimento do artilheiro da competição até o momento. 

A Inglaterra tinha o jogo na mão, dava a posse de bola para os croatas, mas quando chegava ao ataque sempre produzia algo perigoso, cortando o ímpeto do adversário e preocupando o treinador da Croácia.

O segundo tempo começou sem nenhuma alteração nas equipes, mas a Croácia que tinha que correr atrás do resultado, não conseguia furar a defesa inglesa. O jogo seguia truncado e poucas chances eram criadas.

Somente aos 19 minutos a seleção croata conseguiu aumentar seu ritmo de jogo e assustar em uma bela jogada de troca de passes, onde o craque Modric deixou Perisic livre para finalizar, mas a zaga inglesa conseguiu o corte fundamental, evitando o empate. Mas o gol logo veio, aos 22 minutos, Perisic novamente aproveitou um excelente cruzamento de Vrsaljko e dessa vez não deu chances para o azar, colocando a Croácia novamente viva na partida. 

O clima que era totalmente dominado pela torcida inglesa no primeiro tempo, passou a ser dos croatas, que aos 26 minutos quase passaram à frente do placar em uma falha da defesa inglesa, onde Perisic acertou a trave, aumentando o drama inglês. A Croácia estava em seu melhor momento na partida e os ingleses cada vez mais mostravam sinais de nervosismo ao errarem lances fáceis na entrada da área. A Inglaterra conseguiu segurar o jogo, até que o árbitro turco Cuneyt Cakir encerrou o segundo tempo, proporcionando mais 30 minutos de emoção no Estádio Lujniki. 

A prorrogação começou com os dois times mostrando a mesma intensidade de jogo que apresentaram no tempo normal. A seleção inglesa apostava suas fichas em jogadas aéreas e começava a crescer novamente na partida. Aos 8 minutos, após uma cobrança de escanteio, a Inglaterra quase passou a frente em uma cabeçada de Stones, mas o lateral direito Vrsaljko salvou em cima da linha, afastando o perigo. Os ingleses ditaram o ritmo da primeira etapa da prorrogação, mas no último minuto o goleiro inglês Pickford parou Mandzukic, que recebeu um excelente cruzamento de Perisic e quase colocou os croatas em vantagem. 

A segunda parte da prorrogação começou e Mandzukic virou o jogo para os croatas aos 3 minutos, aproveitando uma sobra de bola dentro da área inglesa, marcando o gol mais importante da história da seleção croata até o momento. A partir do gol, a Croácia tomou conta do jogo e criou chances para aumentar o placar. 

O desespero estava estampado na cara dos jogadores ingleses. Aos 10 minutos, o autor do gol inglês, o lateral direito Tríppier, não apresentava condições de jogo e teve que deixar seus companheiros de seleção com um jogador a menos, já que todas as alterações já haviam sido realizadas. 

O drama só aumentava para os ingleses. 

Aos 14 minutos a seleção croata perdeu a chance de matar o jogo em um contra-ataque rápido. A Inglaterra lutou com todas as forças para tentar o empate mas a Croácia segurou as tentativas e marcou um capitulo gigante em sua história, derrotando os inventores do futebol em uma semifinal gigante na Rússia. Agora as seleções de Croácia e França realizarão a grande final da Copa do Mundo no próximo domingo, às 12h (de Brasília).

Por Henrique Janoti  

Top