Defesa Civil atua em simulado da Transpetro

Ribeirão Pires

21/07/2023  

Defesa Civil de Ribeirão Pires atua em simulado da Transpetro

Atividade simulou vazamento de petróleo nos dutos que passam no Jardim Luzitania

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio de sua Defesa Civil, participou na manhã dessa quinta-feira, (20), de simulado realizado pela Transpetro, no Jardim Luzitania. A equipe atuou como agente de operação direta e, durante o simulado, atuou na comunicação aos moradores do local, assim como agiu na logística de uma possível evacuação dos moradores daquela localidade. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, o tenente Celso Machado Lopes, a participação do órgão de defesa municipal em um simulado desta importância contribui ainda mais no preparo e na ação para o enfrentamento desse tipo de acidente.

“A Defesa Civil é sempre uma das primeiras equipes a chegar em uma área de acidente como esta. Estamos vigilantes 24 horas por dia. Então, participarmos de um simulado desse, junto da Transpetro, nos confere experiência para atuarmos sempre nos mais diversos tipos de acidentes e catástrofes”, declarou Lopes.

Além da Defesa Civil de Ribeirão Pires, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Samu, a Cetesb e diversas outras entidades também estiveram presentes para participar da atividade, que simulou o vazamento de combustíveis que passam pelos dutos que atravessam o Jardim Luzitania.

“É bem importante que os moradores participem, também, desse tipo de atividade. É bom, porque a gente fica sabendo como agir em um caso de vazamento de algum combustível ou incêndio. Eu tenho filhos em casa e por isso achei importante participar”, afirmou a moradora do bairro Michelli Rodrigues Mari da Silva, 37 anos. 

Uma das etapas do simulado era o de evacuar uma área em que vivem 80 pessoas. Estes moradores foram avisados previamente e também foram convidados a acompanhar a atividade por completo, recebendo instruções das entidades que participaram da ação.

Top