Dicas para aliviar o orçamento do início de ano

Economia

11/01/2023  

Parcelamento de impostos, como o IPVA, pode ajudar a aliviar o orçamento do início de ano

 

Todo início ano é calculadora na mão para registrar os impostos habituais, como IPTU, IPVA, além de material escolar, renovação de matrícula e demais despesas.

E para quem está com o orçamento apertado, parcelar alguns desses impostos pode ser uma saída.

Nessa semana, os donos de automóveis terão que pagar a primeira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores).

O proprietário poderá optar pelo pagamento da parcela única em janeiro, que terá desconto de 3%, ou em fevereiro (valor integral), parcelar em até 5 vezes sem desconto e com cota mínima de R$ 68,52, ou em até 12 vezes sem juros, caso opte pelo serviço oferecido pela Zignet.

A Zignet é uma FINTECH que também oferece o parcelamento de multas, licenciamento e outras taxas de veículos, além do IPVA.

“Nosso sistema é prático e muito seguro. Ao consultar a placa do veículo, o usuário consegue ver todos os débitos em aberto e quais as opções de parcelamento. É uma forma de aliviar as despesas. Muitos utilizam seus veículos para o trabalho e dessa forma podem ter toda documentação regular para rodar tranquilamente”, explica Paulo Lofredda, CEO e Sócio da Zignet.

As datas de pagamento do IPVA variam de acordo com o final da placa do veículo. As alíquotas do imposto variam de estado para estado, mas ficam em torno de 3%, por isso, é importante consultar o valor nos sistemas do Detran sou SEFAZ.

O não pagamento do imposto implica em multa de 0,33% poR dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados dois meses de atraso, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do IPVA.

Caso o debito siga em aberto, haverá inscrição na Dívida Ativa, inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual e não será permitido realizar um novo licenciamento do veículo.


Top