Educação de SA recebe presidente da Undime

Santo André

03/06/2022  

Educação de Santo André recebe presidente da Undime

 

Encontro com presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação teve como objetivo troca de experiências das ações desenvolvidas no município

 

A Secretaria de Educação de Santo André recebeu nesta sexta-feira (3) o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia. O encontro teve como objetivo a troca de experiências das ações desenvolvidas no município.

 

“Ficamos honrados com esta visita, já que se trata de um representante nacional que traz uma visão geral do que acontece nos municípios no que se refere à Educação. Importante este diálogo para a troca de experiências e ter acesso a medidas que são favoráveis aos municípios e as que demandam melhorias”, destaca a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio.

 

Além de presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia é dirigente municipal de Educação de Sud Menucci, cidade localizada no interior de São Paulo. Ele diz que a visita era planejada há bastante tempo. “Essa reunião representa a importância do debate sobre os desafios na Educação. Temos que pensar e promover ações efetivas neste momento de retomada, recuperação e reestruturação”, reforça.

 

Uma das pautas do encontro que recebeu destaque foi o programa Nenhum a Menos. A iniciativa tem como finalidade garantir a permanência dos alunos nas escolas a partir da ação de 33 assistentes sociais que, em casos de evasão, seguem em busca do aluno, identificando os motivos que levaram o estudante a evadir ou abandonar a escola.

 

Mediante a assinatura de termo de adesão gratuita foi possível o acesso à plataforma Busca Ativa Escolar, que consiste em uma ferramenta tecnológica de apoio às unidades escolares no enfrentamento da exclusão escolar.

 

A utilização gratuita da plataforma Busca Ativa foi possível graças à parceria de Santo André com a Undime, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e demais responsáveis pelo sistema.

 

O programa tem caráter intersetorial, contando com as secretarias da Saúde, de Cidadania e Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e do Fundo de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro Andreense.

 

“Este trabalho intersetorial merece atenção. Práticas como essa, quando compartilhadas, podem ser referência para outros municípios”, elogia Luiz Miguel.

 

Undime - A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília. Tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

 

Os princípios da Undime são: democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.

Top