Escolas municipais de São Caetano têm aulas de leitura no
currículo obrigatório, com ampliação de carga horária
Nas
escolas municipais de São Caetano, a leitura não é apenas uma atividade
complementar do ensino de Língua Portuguesa. Com a ampliação da carga horária
adotada no ano letivo de 2023, Leitura tornou-se um novo componente do
currículo obrigatório, juntamente com Educação Digital e Inglês, em todos os
anos do Ensino Fundamental.
“O
componente curricular Salas e Espaços de Leitura busca trazer os
estudantes a um convívio real com a leitura, tendo a literatura como eixo
articulador, primando pela bibliodiversidade e o diálogo com outras
manifestações artísticas”, explica a educadora Mariana Sales, diretora do
Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns.
Segundo
a diretora, o Cecape desenvolveu um plano formativo, que busca capacitar todos
os docentes mediadores de leitura das escolas. “A formação teve início no
começo do ano letivo e ocorre mensalmente, com o intuito de nortear o trabalho
desenvolvido pela rede municipal de São Caetano do Sul.”
O
diretor da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Olyntho
Voltarelli Filho, Emerson Edélcio Jenidarchiche, conta que o aumento do tempo
dedicado à prática de leitura na escola já começa a surtir efeitos. “Percebemos
que alguns alunos já começam a adquirir o hábito de ler”, comemora Emerson.
Para
motivar ainda mais o gosto pela leitura, as escolas adotam diferentes
estratégias. A EMEF Prof. Olyntho Voltarelli Filho, por exemplo, está
desenvolvendo o projeto Indicação Literária para a turma do 5º ano. Neste projeto, os
próprios alunos indicam livros aos colegas: “Cada aluno diz o livro que leu na
semana e divide as observações com os amigos”, explica o diretor.
Na
EMEF Décio Machado Gaia, a turma do 2º ano A realizou a leitura do livro Um
jardim assim que eu quero pra mim…, unindo ciência e literatura. Os alunos
participaram de uma roda de leitura ao ar livre e puderam investigar as formas
de vida existentes no jardim da escola.
Nas
EMEFs Senador Fláquer e Professor Rosalvito Cobra, o último sábado (15/4) foi
dia de Feira Literária, evento que envolveu os alunos e os familiares em
atividades literárias, artísticas e culturais.
Bibliotecas
e espaços de leitura confortáveis, bonitos e bem iluminados, e um acervo
diversificado de títulos dão o suporte necessário a todas as iniciativas de
leitura nas escolas.
PRIMEIROS ANOS
Na
Educação Infantil, a literatura também está presente desde o Berçário. Ouvindo,
contando, desenhando ou dramatizando histórias, os pequenos começam a
desenvolver o gosto pelos livros.
Na
EMEI Rosa Perrella, a professora Olga Pissarro Marcelli encanta os alunos com
histórias contadas com diferentes recursos: fantoches, teatro de sombras,
dramatizações com as próprias crianças vestidas como os personagens da
história. Ela cria momentos mágicos, que ficam gravados na memória afetiva dos
pequenos.
Contar
histórias também é uma atividade bastante valorizada na EMEI Luiz José
Giorgetti. E no último dia 29 de março, a escola pôde contar com uma escritora
falando da própria criação: Sandra Braik, autora do livro recém-lançado O
biscoito da sorte azarado, é mãe de um dos alunos da escola e fez a
gentileza de participar da sessão de contação de histórias.
Já
na EMEI Inês dos Ramos, o projeto Histórias INÊSquecíveis convida os próprios
alunos, de 3 a 5 anos de idade, a recontarem as histórias que aprenderam na
escola. As histórias narradas pelas crianças são gravadas e se transformam em
podcasts que ficam à disposição em canais de streaming, encantando os ouvintes
mais fiéis: as famílias dos pequenos.
É
dessa forma, envolvendo as crianças e as famílias no universo da literatura que
a Secretaria de Educação forma e incentiva leitores, desde os primeiros anos da
formação escolar. Nas aulas regulares e nas atividades extracurriculares, a
leitura estimula a criatividade, aprimora a escrita e o vocabulário, contribui
com a formação de autonomia, espírito crítico e o aprendizado de todas as
outras disciplinas. “O componente curricular Salas e Espaços de Leitura
constitui-se um espaço de integração dos princípios do currículo e das diferentes
áreas do conhecimento”, destaca Mariana Sales, diretora do Cecape.