Estado leva 5 crianças atendidos nas UsiPaz

Seleção Brasileira no Pará

07/09/2023  

Cinco mil crianças atendidas pelas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém assistiram, na tarde desta quinta-feira (7), ao terceiro e último treino da Seleção Brasileira de futebol masculino antes do aguardado jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa de 2026 contra a Bolívia, no Novo Mangueirão, na capital paraense, na noite de sexta-feira (8).

“Eu pedi para que pudéssemos ter um treino livre para aqueles que não tiveram condições de comprar o ingresso. Mas por uma decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da Seleção da Bolívia, que treinou após a equipe brasileira, foi autorizada apenas a entrada de pessoas vinculadas a programas sociais. As Usinas da Paz, que estão nos bairros periféricos da Região Metropolitana, foram as escolhidas. E nós tivemos a oportunidade de 5 mil crianças e seus responsáveis, beneficiados por esse programa social do governo, serem contempladas”, informou o governador Helder Barbalho.

A ação foi uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, em parceria com a CBF e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), que disponibilizou 30 ônibus para o traslado dos moradores até o Novo Mangueirão.

Ansioso e emocionado, o público formado principalmente por crianças e adolescentes vibrou com a entrada dos jogadores no gramado, e também a cada lance durante o treino.

A corretora Geize Campos, 35 anos, moradora da Cabanagem, em Belém, levou os filhos Jonatan Maciel, 11 anos, e José Eduardo, 8 anos. “Muito bom porque o governo priorizou os moradores da periferia. Fomos privilegiados. Moramos aqui perto e foi muito bom. Estamos todos felizes”, afirmou a moradora.

Atendido pela Usina da Paz Bengui, Herbert Neves, 10 anos, segurou um cartaz escrito “Eterno menino da vila, me dá tua camisa Neymar”. Ele foi acompanhado pelo pai, o motorista Robert Neves, 37 anos. “Vim pela Usina da Paz, e achei uma boa oportunidade. Amanhã não vamos poder vir para o jogo; não tive condição de comprar o ingresso. Já foi muito satisfatório estar aqui hoje; deu pra aproveitar”, garantiu Robert.

A estudante Maria Eduarda, 17 anos, foi para o estádio com o objetivo de ficar mais próxima de seus dois ídolos. “Está sendo uma experiência muito legal ver os jogadores da seleção presencialmente no nosso estádio, que tá lindo. Eu gosto bastante do Neymar e do Richarlison. Foi uma emoção muito grande”, disse Eduarda.

Autógrafo e emoção - A moradora do bairro do Jurunas Tainá Ferreira levou o filho, Pedro Lucca, 7 anos, e contou que o treino da Seleção Brasileira vai ficar marcado na sua vida. “Foi uma ótima oportunidade. Chegamos no conforto, e no final do treino ainda consegui jogar uma camisa e o Richarlison autografou. Fiquei realizada. Meu filho tá muito feliz”, declarou Tainá.

“Um momento fundamental, porque estamos trazendo a comunidade para dentro do estádio. Nós conseguimos que essas crianças, e até os adultos, que participam dos projetos das Usinas da Paz pudessem ver de perto os jogadores da Seleção Brasileira. É um momento importante, porque muitas dessas crianças sonham em ser jogadores de futebol, em poder ver a seleção de perto, e hoje elas estão tendo essa oportunidade, principalmente poder conhecer o Novo Mangueirão, que acompanha os padrões internacionais de futebol”, destacou o titular da Seac, Igor Normando.

Estrutura - Em abril deste ano o Novo Mangueirão foi entregue pelo governo do Estado totalmente reconstruído, dispondo de rampas exclusivas para pessoas com deficiência (PcDs); bilheterias; novos elevadores; placas de energia solar; sistema de coleta de água da chuva para utilização nos banheiros; espaços para projetos sociais e salas multiuso, como a academia. O novo gramado é do tipo “bermuda celebration”, mais adequado ao clima do Pará, e utilizado nos principais estádios que recebem jogos de Copa do Mundo.

O jogo entre Brasil e Bolívia será nesta sexta-feira (8), as 21h45, no Novo Mangueirão, em Belém. A abertura dos portões será as 18h30.

Top