Fazenda de São Caetano faz prestação de contas

São Caetano do Sul

30/05/2020  

Em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (29/5) e transmitida a distância por rede social, o secretário de Fazenda Jefferson Cirne da Costa apresentou um balanço de sua pasta no primeiro quadrimestre de 2020.

 Os impactos da pandemia de coronavírus nas finanças da cidade foram o tema central de sua explanação. Segundo o titular da Fazenda, a crise evidencia-se especialmente nas arrecadações do mês de abril, que tiveram uma queda de 13,76% em relação ao mesmo período de 2019 – o que representa cerca de R$ 11,5 milhões a menos.

 "Esta é a mais aguda crise que já enfrentamos e ela começa a afetar as contas municipais. Mas a crise não nos exime da responsabilidade de manter as contas do município no azul", ponderou o secretário em sua explanação.

Por isso, a Secretaria de Fazenda já está adotando medidas de austeridade. Com base nas arrecadações de abril, foi feita uma projeção de queda de 11,35% da receita corrente no ano de 2020, em relação a 2019. Para equilibrar essa queda, a Fazenda está fazendo um contingenciamento, ou seja, um congelamento de despesas do município da ordem de 12%. 

INVESTIMENTOS E TRANSPARÊNCIA

A boa notícia é que, graças à capacidade de crédito conquistada pela Prefeitura, importantes obras realizadas pela administração pública, como a construção de escolas, por exemplo, não vão parar. "A construção civil é imprescindível para a geração de mão-de-obra e renda de uma cidade", destacou o secretário na audiência.

Mas ninguém precisa se preocupar com relação ao endividamento da cidade. Os cálculos indicam que o município de São Caetano apresenta um endividamento 6,69% em relação à receita corrente líquida. "Um valor pequeno, quando comparado ao de outras cidades e resultado tão somente de operações de crédito que reverterão no crescimento da cidade", afirma o secretário.

Ao final da audiência, o secretário respondeu questionamentos de vereadores e munícipes, conectados pela rede social da Câmara. A respeito dos gastos realizados pela Prefeitura para o enfrentamento da pandemia de coronavírus, o secretário lembrou que todas as informações ficam disponíveis no Portal da Transparência, onde já existe uma aba específica para os gastos com a covid-19 (https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/transparenciacovid).

 

Top