Filhote de pica-pau é resgatado em Santo André

Santo André

11/01/2023  

Filhote de pica-pau é resgatado em casa no Morro da Kibon

Secretaria de Meio Ambiente de Santo André capturou também família de gambás no Jardim Marek nesta terçaSanto André, 10 de janeiro de 2023 – A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, realizou dois resgates nesta terça-feira (10), de um pica-pau-de-cabeça-amarela e de uma família de gambás-de-orelha-preta.

O pica-pau foi encontrado dentro de uma casa no Morro da Kibon, na região do Jardim Santo André, onde corria o risco de ser atacado por felinos. Por ser filhote, o animal ainda não voa. Da espécie Celeus flavescens, é conhecido também como “João Velho”. Tem a crista longa e arrepiada na cor amarela e o corpo preto por baixo.

O macho de pica-pau possui bigodes vermelhos, mede entre 27 e 30 cm e pesa de 110 a 165 gramas. Alimenta-se de formigas, cupins e frutos de pomares e da mata. A ave foi encaminhada para o Parque Municipal do Estoril, em São Bernardo.

Já a família de gambás-de-orelha-preta (Didelphis aurita) foi resgatada no jardim de uma escola no Jardim Marek. A mamãe gambá e os dez filhotinhos foram localizados pela equipe de limpeza e depois foram soltos na região do Parque Guaraciaba.

O gambá ou saruê é um marsupial que mede cerca de 37 cm de comprimento e tem 33 cm de cauda. Pesa de 1,3 kg a 1,5 kg e se alimenta de pequenos vertebrados e frutas.

Solicitações de resgates de animais silvestres, reclamações e denúncias podem ser feitas pelos munícipes através do aplicativo Colab e ou pelo Sistema Integrado de Atendimento (SIA), no site da Prefeitura de Santo André. Outra opção é entrar em contato pelo telefone 0800 0191944. A ligação é gratuita.

Top