Firmino ou Jesus? Eis a questão.

Crônica de Elcio Gutierres

05/07/2018  

Desde a estreia brasileira na Copa do Mundo Rússia 2018, o assunto mais comentado nas discussões é sobre quem deve comandar o ataque da seleção de Tite; Jesus ou Firmino? Abaixo uma breve análise sobre os dois atletas, e o por que cada um deve ou não ser o centroavante titular da seleção brasileira. 

Gabriel Jesus - 

O jovem atacante do Manchester City, começou muito bem a “Era Tite” na seleção brasileira; com gol importantes, o atacante ganhou a confiança de Tite, e tambem caiu nas graças da torcida. 

No meio da temporada, Gabriel Jesus passou pelo seu pior momento na carreira. Sofreu uma lesão no joelho, onde foi submetido à cirurgia, e ficou afastado por um tempo. Após um longo período de recuperação, o atacante retornou a ser relacionado por Guardiola; na época da lesão, o atleta era titular absoluto dos citizens, e no retorno acabou perdendo a vaga de titular da equipe, porém sempre que era solicitado, ajudava os “azuis” dentro de campo, mas não como era antes da lesão. 

No mundial, Gabriel Jesus ainda não é unanimidade entre os brasileiros. O atacante que ainda não anotou nenhum gol, é muito questionado sobre a sua titularidade. O técnico Tite já deixou claro que o atacante é muito importante dentro da equipe, porém para muitos o centroavante sobrevive de gols. Nesta Copa do Mundo, Gabriel Jesus vem desempenhando um papel fundamental taticamente, ajudando na marcação e abrindo espaço na marcação adversária para a infiltração dos jogadores que vem de trás. 

Roberto Firmino - 

Para muitos o atacante do Liverpool é quem deveria ser o titular no ataque da seleção brasileira. O atacante do Liverpool, foi um dos pilares da incrível temporada dos “reds”. Titular da equipe inglesa, Firmino anotou gols importantíssimos pelo Liverpool e é o xodó da torcida inglesa, e do técnico Jurgen Kloop. 

Dentro da seleção brasileira, o atacante nunca conquistou a titularidade com Tite. Entrando frequentemente durante os jogos, o atacante não fez uma eliminatória de destaque, afinal sempre entrava após os 35 minutos da etapa complementar. 

No mundial, o atacante vem sendo alvo de diversos brasileiros para que seja titular no lugar de Gabriel Jesus. 

Com o estilo brigador, que joga entre os zagueiros adversários, e com uma velocidade incrível, o atacante sempre que solicitado no mundial entrou muito bem. Autor do segundo gol na última segunda-feira (02) diante do México, o atleta fez aumentar essa pressão diante de Tite para conseguir a vaga na equipe titular. 

Com todas essas características e histórico que pontuamos acima, só podemos concluir que Tite tem uma dor de cabeça gigante para escalar a nossa seleção brasileira, e que independente de quem seja o titular na seleção brasileira, estaremos muito bem servidos.

Crônica de Elcio Gutierres

Top