Futebol com gosto de raiz na Javari

Futebol

10/03/2024  

Futebol com gosto de raiz na Javari

Mais um domingo, mais uma manhã no tradicional bairro da Mooca na capital paulista e para deixar tudo ainda melhor tem Juventus no estádio Conde Rodolfo Crespi.

Quem gosta de futebol na essência do esporte tem obrigatoriamente que viver essa experiência, e digo isso para amantes do futebol de qualquer parte do planeta. Se acha a Mooca longe, que economizem, se programem, mas precisam vir.

Um estádio fundado em novembro de 1929 que resiste há quase 100 anos sem grandes transformações e uma manutenção voltada a deixar vivo os traços e a estrutura histórica.

Mas muito mais que o espaço que é sim icônico, o diferencial da vivência são as pessoas e em um ciclo interminável elas se tornam fantásticas por conta do espaço, criando uma atmosfera que passeia entre o nostálgico, lúdico e utópico para o futebol que presenciamos nos dias de hoje.

Famílias apaixonadas que chegam a vir com quatro gerações para o estádio e um sentimento de união e amor pelo time e pelo momento vivido que as vezes coisas como o resultado da partida se tornam algo absolutamente irrelevante.

Ora nos setores das organizadas atrás dos gols onde os cantos, pulos e a banda não para um minuto, ora nas cadeiras onde os apaixonados se levantam, reclamam, gritam, incentivam a cada lance como se estivessem na época de ouro do futebol quando por exemplo um tal de Edson Arantes do Nascimento neste gramado sagrado marcou aquele que o próprio Rei Pelé diz ter sido o gol mais bonito de sua carreira.

Sim, a Rua Javari é especial e nos faz lembrarmos daquela saudosa frase...”’E muito mais que Futebol”.

E as sensações não param com somente o que vemos na estrutura e nas arquibancadas, pois aqui é Mooca, bairro com origem predominantemente italiana e a gastronomia não pode ficar de fora. Dentro do estádio a tradição é comer o delicioso Cannoli do Toninho que não requer muitas posses, pois seu preço é bem acessível, mas o torcedor precisa ter paciência e entender que não dá para fazer tudo, já que a fila para conseguir comprar essa delícia de massa frita enrolada com recheio de creme as vezes ultrapassa a marca de uma hora. O que posso garantir é que a espera se justifica pelo sabor.

Neste domingo específico onde acompanhamos o jogo da décima quarta rodada do Campeonato Paulista da Série A2 entre Juventus x Noroeste os quatro mil e noventa e dois torcedores lotaram as dependências do estádio, a ponto da Polícia Militar ter solicitado a paralisação das vendas nas bilheterias bem antes do início do jogo por conta da absoluta lotação dos espaços.

Outro fator que é fruto da certeza que “Gentileza gera Gentileza”, mesmo em um local absolutamente repleto de pessoas é que não presenciamos nenhuma confusão ou tumulto. A energia em torno desta experiência é realmente algo do bem. Grandes empresários, jornalistas, trabalhadores, estudantes e profissionais de todas as áreas juntos. Ricos, pobres, homens, mulheres enfim, todos juntos sem nenhuma privação ou distinção onde o que vale é o futebol, onde o que vale é o Juventus.

Tirando os quatro grandes clubes do estado que despertam paixões em proporções distintas e consequentemente maiores, posso dizer que o Clube Atlético Juventus hoje alcançou algo que sobressai ao esporte e o coloca em uma importância de muita relevância na esfera do turismo e cultural para o estado de São Paulo e para o Brasil.

E como alertei em meu texto o jogo em si se torna um coadjuvante neste cenário de sensações onde vemos desde os atletas, torcedores, estrutura e inúmeros momentos úncios.

Para fechar uma gostosa chuva que refresca a alma de todos que aguentaram quase quarenta graus embaixo de muito sol. Essa é a Rua Javari, esse é o Principado da Mooca, como os locais gostam de se referir.

Ah, o resultado que é o menos importante....o Time do Juventus empatou com o Noroeste por 1x1 com direito a um gol chorado nos acréscimos do segundo tempo, o que deixa tudo ainda mais sofrido e saboroso para os amantes do verdadeiro futebol. Fim de jogo e seu torcedor que se alimenta da mística camisa grená segue sua festa pelas cantinas e bares do bairro.

E para aqueles que realmente não conseguem estar no local para presenciar estes momentos eu sugiro que procurem na internet a Web Rádio Mooca, canal de comunicação que com certeza os levarão para boa parte dessas sensações. Um canal criado e operado por profissionais da alta garba do jornalismo onde de maneira apaixonada e tecnicamente irretocável contam diariamente as histórias do centenário Moleque Travesso

Viva Juventus...Viva o Juventus.


Top