GCM reconhece guardas por ocorrência de destaque

São Bernardo do Campo

19/05/2023  

Além da GCM do mês, dois profissionais foram condecorados por ação em creche conveniada após aluno de escola vizinha pular o muro da unidade educacional

A Prefeitura de São Bernardo homenageou, na manhã desta sexta-feira (19/5), Guardas Civis Municipais (GCMs) por atuações em ocorrências de destaque durante o mês de abril. Após os ataques, no fim de março, em uma escola em Joinville (SC) e outra São Paulo (SP), que resultaram na morte de crianças e uma professora, desde o dia 10 de abril o prefeito Orlando Morando determinou que a GCM fosse deslocada para fazer a vigilância das unidades escolares do município, auxiliando na segurança dos alunos, professores e funcionários.

E, foi em um desses patrulhamentos que o GCM 1ª Classe Lopes Júnior e o GCM 3ª Classe Marcos Vinícius foram escolhidos pelo atendimento da “Ocorrência de Destaque” de abril de 2023. No dia 11, a guarnição composta pelos dois guardas realizava o patrulhamento preventivo em creches conveniadas, quando foram avisados por professores que uma pessoa, utilizando um capuz e máscara, tentava forçar um portão que ficava ao fundo da Escola Estadual Yolanda Noronha Nascimento, em meio a um matagal.

Ambos foram até lá e, imediatamente, a fim de impedir eventual atentado naquela unidade escolar, solicitaram o apoio das equipes motorizadas. Após averiguação e com o auxílio de um inspetor de alunos, identificaram tratar-se de um aluno do 9º ano da escola estadual que havia se ausentado indevidamente da escola no horário de intervalo. O aluno foi severamente repreendido e encaminhado à escola.

“É muito gratificante receber essa honraria. Nós somos como clínicos gerais nos patrulhamentos: cuidamos do trânsito, do social”, disse o GCM 3ª Classe Marcos Vinícius. Ele fez questão de ressaltar a importância da DESE – a diária especial aprovada pela Câmara Municipal para que os GCMs reforcem a segurança presencial nas unidades escolares.

O DESE de São Bernardo vai garantir um rendimento líquido de até R$ 3.165 por mês para o GCM (permitindo o máximo de dez plantões de 12 horas por mês a cada profissional), além de assegurar a presença de agente nas unidades escolares da rede municipal. “Agradeço ao secretário e à prefeitura, porque nos dá mais segurança em trabalhar nas folgas, mas de modo fardado, na municipalidade. Foi uma ação muito assertiva”, acrescentou.

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Carlos César, fez questão de ressaltar a habilidade de ambos os agentes de segurança na ocorrência. “Quero dar os parabéns ao Lopes e os Marcos Vinícius pela ocorrência em um momento que nossa sociedade estava tão desesperada por segurança nas unidades escolares, vocês com a atenção e a percepção de vocês, devolveram àquelas pessoas a tranquilidade naquele momento”.

GCM DO MÊS - A Inspetora Rosilene, que está há 19 anos na corporação, foi escolhida como a GCM do mês por exercer suas funções com profissionalismo e amor à causa pública, tornando-se exemplo aos pares e à sociedade.

Em quase duas décadas de serviços prestados à sociedade de São Bernardo, a Inspetora Rosilene atuou no patrulhamento motorizado, na segurança escolar, em postos de saúde, praças, parques, entre outras. Mãe de duas filhas, Rosilene também ganhou grande destaque participando da implantação e comandando o efetivo do Programa “Crack, É Possível Vencer”. Também comandou a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), patrulhamento especializado no combate a ocorrências de perturbação de sossego e pancadões na cidade

Desde 2021, a Inspetora assumiu a Inspetoria Regional Centro, maior Inspetoria da Guarda Civil Municipal. “A Rosilene é um exemplo de profissional para todos nós. Completamente dedicada. Sabemos das dificuldades que ela enfrenta, pois tudo acontece aqui no centro, de manifestações a grandes movimentações e ela está sempre à frente, comprometida com o trabalho”, declarou o Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

“Sabemos das dificuldades, mas tenho de agradecer aos meus colegas de corporação que tanto me auxiliam e quero fazer um agradecimento especial ao meu marido, que entendo meus horários malucos, às minhas filhas, e em especial à minha mãe. Foi ela quem me incentivou a fazer o concurso da GCM. Minha mãe foi a primeira a pisar na sede da GCM, ela fazia parte da limpeza. Obrigada mãe”, disse emocionada a inspetora.

Top