Grêmio derruba Lanús para dominar América

Futebol

30/11/2017  

O Grêmio, de Renato, foi genial no primeiro tempo. Engoliu o Lanús e abriu 2 a 0, aumentando a vantagem no agregado que já tinha a vitória de Porto Alegre. No segundo tempo, o time foi pragmático. Viu o rival crescer e fazer o estádio, enfim, a fortaleza esperada. Mas não deu para os argentinos, que só marcaram uma vez. 

No saldo geral, os gaúchos foram mais time. Foram mais cirúrgicos e decidiram no momento certo. Tiveram a genialidade de Luan, e a experiência de um menino que parece veterano: Arthur. Mesmo com Luan apagado e Arthur fora de campo, machucado, o Tricolor conseguiu segurar as pontas. Segurou o 2 a 1 para levantar a Libertadores pela terceira vez em sua história. Renato, campeão e ídolo como jogador, agora o faz como técnico. O primeiro brasileiro a o fazer. Agora, ele quer outro Mundial. Abu Dhabi que o aguarde. 

A aula de futebol dos gaúchos

Saiu faísca no início de jogo. Os argentinos, mais nervosos e pressionados, cometiam mais faltas. Em uma, Edílson tentou soltar sua tradicional bomba, mas acertou a barreira. 

O Lanús não só cometia faltas, mas, vendo a marcação do rival bem próxima, errava na saída de bola. Após uma entre as tantas roubadas, Luan abriu para Fernandinho, e o ponta colocou Andrada para trabalhar pela primeira vez. 

Foi um começo soberano do Grêmio, perfeito na marcação e tranquilo na troca de passes. Após belo lançamento de Arthur, Ramiro ajeitou e Barrios finalizou, mas mandou para fora. 

O time granate não suportou a pressão. Após outro erro na saída, Fernandinho roubou a bola, arrancou e, já mais perto do gol, soltou a bomba para explodir a rede inimiga. 

Quase o empate saiu em bela cobrança de falta, mas Marcelo Grohe, em uma defesaça, evitou. No contragolpe, Edílson chutou cruzado e Arthur quase marcou. 

A verdade é que o Grêmio comeu a bola no primeiro tempo e seu craque, Luan, também apareceu. O camisa 7 colocou a defesa argentina no bolso e, tocando por cima de Andrada, fez um golaço. Vantagem ainda maior! 

O placar poderia ser até mais largo para os gaúchos no primeiro tempo. Assustado, o Lanús quase sofreu o terceiro quando Luan deu lindo passe e Barrios finalizou, mas para fora. 

Tricolor soube sofrer

Logo no início do segundo tempo, o Grêmio perdeu Arthur, que sentiu uma pancada e acabou não aguentando. O garoto fazia partida de veterano. Michel entrou em seu lugar. 

Mesmo sem Arthur, o Tricolor conseguia fazer o tempo passar. O Lanús chegava vez ou outra no ataque, assustava, mas nada de chegar a um gol para voltar ao jogo. 

Aos 25, o estádio acordou. Jaílson, que fazia partida abaixo de seus companheiros, cometeu pênalti em Lautaro Acosta. Na cobrança, Sand, artilheiro da Libertadores, deu alguma esperança aos argentinos. 

O gol ligou o sinal de alerta em Renato, que colocou logo Cícero em campo, no lugar de Barrios. Do outro lado, Jorge Almirón apostou em Matías Rojas. 

Os minutos finais do duelo ficaram ainda mais dramáticos quando Ramiro, por reclamação, acabou expulso. Mas o Grêmio soube sofrer com um a menos. Luan quase fez o terceiro, mas não foi preciso. Com o 2 a 1 mantido, os gaúchos fizeram a festa na argentina pelo terceiro título continental do Tricolor. 

Top