Grêmio vence River na Argentina

Futebol

24/10/2018  

O Grêmio segue firme na busca pelo tetracampeonato da Copa Libertadores da America. Nesta terça-feira (23), o Imortal Tricolor foi até o Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e mesmo sem a presença de Luan e Everton, que estão lesionados, venceu o River Plate pelo placar de 1 a 0, na partida de ida das semifinais da competição continental. O gol foi marcado por Michel, de cabeça.

Com o resultado, o Tricolor pode até empatar que garante vaga na final do torneio. Já para o River, que perdeu sua invencibilidade com a derrota, só o triunfo interessa para se manter viva na busca pela conquista do Continente.

Tricolor se segura

Mesmo com os importantes desfalques que tinha, o Grêmio mostrou que não foi até o Monumental de Nuñez apenas para se defender. Logo nos primeiros minutos, Cícero foi o responsável pelas primeiras finalizações da partida, mas sem levar perigo à meta de Armani.

O River respondeu com Palácios, que recebeu passe de Juan Quintero pelo lado esquerdo e tentou o cruzamento. Marcelo Grohe apareceu para interceptar. Os donos da casa buscavam o ataque pelo flanco canhoto, mas o Tricolor conseguia controlar o ímpeto dos argentinos.

Enquanto a equipe argentina tentava acelerar o jogo, os comandados de Renato Gaúcho exploravam a fragilidade adversária na bola aérea. Foram muitos os cruzamentos na área do River Plate, que não foram bem aproveitados. Aos 24, Cícero apareceu mais uma vez com finalização de fora, que foi defendida pelo arqueiro argentino.

A primeira intervenção efetiva de Marcelo Grohe só foi acontecer aos 31, quando Palacios arriscou tiro de fora, exigindo boa defesa do goleiro gremista. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, Los Millonarios tiveram outra grande chance, mas Maidana, livre, acabou testando para fora. O meia Palacios voltou a arriscar de fora, e Grohe foi obrigado a se esticar para espalmar novamente.

Bola parada decide

A segunda etapa começou marcada pelo nervosismo. Muitas faltas e pouco desenvolvimento nas jogadas. Até que, aos cinco minutos, o River chegou em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo. O zagueiro Maidana subiu sozinho outra vez e, novamente, cabeceou por cima.

O Grêmio sofria com a ausência de seus principais jogadores. Com poucas peças de tino ofensivo em campo, o Tricolor se limitava a marcar e fazer a ligação direta com Jael, que até tentava, mas não conseguia levar vantagem sobre os defensores argentinos.

Porém, mesmo com toda a dificuldade, o Imortal chegou ao gol com a estratégia do primeiro tempo: bola parada. Aos 17, Alisson cobrou escanteio fechado pela esquerda. Michel se antecipou a marcação argentina e testou firme para o fundo das redes.

Atrás do marcador, o time da casa se viu obrigado a partir para cima em busca do gol de empate. Com isso, começaram a surgir os espaços para a equipe gaúcha. Leonardo teve uma grande chance de ampliar em chute de fora. Armani saltou e viu a bola passar muito perto do poste direito.

Os comandados de Marcelo Gallardo foram em busca do abafa nos minutos finais, mas esbarraram num Grêmio compacto. Quintero teve a chance em cobrança de falta, mas Marcelo Grohe fez mais uma boa defesa e garantiu a grande vitória tricolor no Monumental de Nuñez.

Top