Independiente del Valle vence o Flamengo

Recopa Sul-Americana 2023

22/02/2023  

Flamengo largou em desvantagem na briga pelo título da Recopa Sul-Americana 2023, já que perdeu para o Independiente del Valle-EQU na noite desta terça-feira, por 1 a 0, no estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador.

Os times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, dia 28, às 21h30 (de Brasília), desta vez no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Independiente del Valle-EQU joga por qualquer empate para ser campeão, enquanto o Flamengo terá que vencer por um gol para forçar os pênaltis ou por dois gols para ser campeão no tempo normal.

O resultado negativo também coloca ainda mais pressão em cima do técnico português Vítor Pereira. Ele ainda não convenceu no comando do rubro-negro e já acumula o vice-campeonato da Supercopa do Brasil – perdeu para o Palmeiras na decisão. Há quem coloque em ‘xeque’ a sua continuidade em caso de novo fracasso no ano.

O primeiro tempo teve o Independiente del Valle com mais posse de bola, contudo, o Flamengo não ficou atrás e criou mais chances de abrir o placar. Logo aos quatro minutos, após escanteio de Arrascaeta, a bola sobrou para David Luiz e o zagueiro encheu o pé com a perna esquerda para boa defesa do goleiro Moisés Ramírez.

Os equatorianos trocaram passes no setor ofensivo e só assustaram o goleiro Santos uma única vez. Antes do intervalo, o time carioca voltou a ataque e quase fez. Aos 41 minutos, Gabriel foi lançado nas costas da defesa, ficou cara a cara com Moisés Martínez e finalizou com ‘cavadinha’. O goleiro defendeu e mandou para escanteio, evitando o pior.

No segundo tempo, a partida começou com nível bem baixo, mas o Independiente del Valle assustou aos 14 minutos, quando Sornoza cobrou falta de muito longe e obrigou o goleiro Santos fazer boa defesa. Na sequência, após novo cruzamento, ninguém do time equatoriano conseguiu finalizar à meta do Flamengo.

O lance de Sornoza animou o Independiente del Valle, que voltou a animar seu torcedor aos 18, quando Carabajal aproveitou cobrança de escanteio da esquerda e cabeceou muito perto da trave do goleiro Santos. Em lance idêntico, aos 23, Carabajal não desperdiçou e balançou as redes.

O prejuízo do Flamengo poderia ter sido ainda maior aos 26 minutos, quando Santos se atrapalhou na saída do gol e García Basso completou para as redes. Contudo, o lance foi revisado pelo VAR, que flagrou toque de mão do jogador do Independiente del Valle. O time da casa seguiu em cima e também assustou aos 35 em chute de Faravelli.

No final da partida, o Independiente del Valle teve João Ortiz expulso após taca no rosto de David Luiz, mas isso não prejudicou a vitória dos equatorianos no confronto de ida da decisão da Recopa Sul-Americana.


Top