Libertadores pode ter clubes dos EUA em 2020

Futebol

16/10/2018  

A Copa Libertadores pode crescer de dimensão a partir de 2020. A Conmebol negocia com a Major League Soccer a presença de clubes da liga, que conta com equipes dos Estados Unidos e do Canadá.

A participação de clubes norte-americanos é um desejo antigo da Conmebol, porém as negociações nunca avançaram. A Libertadores contou entre 1998 e 2016 com equipes do México, porém os clubes com melhor campanha no campeonato local preferiam disputar a Liga dos Campeões da Concacaf.

Para levar em frente o projeto de integração das Américas, a Conmebol terá alguns desafios pela frente. Entre eles estão questões como o número de participantes, critérios para classificação por país e problemas logísticos. A Libertadores já costuma criar muitas dificuldades em termos de viagens, com distâncias longas e infraestrutura de transporte complexa.

A MLS vem crescendo nos últimos anos e vem diversificando seus investimentos em reforços estrangeiros. A aposta por veteranos de renome ainda é comum, como Ibrahimovic, mas os clubes norte-americanos já estão atentos a atletas mais novos e promissores, principalmente de países do continente. O interesse do público também é cada vez maior, com médias superiores às do Brasileiro.

Top