Milena Titoneli acende a pira na Abertura dos Jogo

São Caetano do Sul

02/09/2019  

A 36ª edição dos Jogos Escolares de São Caetano do Sul foi oficialmente aberta na tarde desta segunda-feira (2/9), no Ginásio Municipal Milton Feijão. As disputas acontecem entre os dias 3 e 27 de setembro, reunindo 38 escolas municipais, estaduais e particulares, representadas por 1.440 equipes e 7 mil alunos.

 

O grande momento da cerimônia de abertura foi o acendimento da pira pela são-caetanense campeã pan-americana de taekwondo Milena Titoneli. "Sinceramente, é uma emoção muito grande estar aqui, pois há alguns anos era eu quem estava ali no lugar destes alunos, como estudante da Elvira (EMEF Elvira Paolilo Braido, no Bairro Oswaldo Cruz). Hoje, esses alunos todos vêm conversar comigo, como se eu fosse ídolo deles. É tudo muito diferente", comentou Milena.

 

Ao todo serão 14 modalidades (atletismo, basquete, damas, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jogo de taco, judô, natação, queimada, tênis de mesa, voleibol e xadrez), com mais de 600 partidas em esportes coletivos. Acontecerão competições nas categorias pré-mini (7 e 8 anos) , mini (9 e 10), pré-mirim (11 e 12 anos), mirim (13 e 14 anos), infantil (15 e 16 anos) e juvenil (17 e menos de 18 anos).

 

O vice-prefeito e secretário de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), Beto Vidoski, fez questão de ressaltar a importância dos Jogos Escolares na formação esportiva. "Assim como aconteceu com a Milena, que também disputou os Jogos Escolares e hoje é campeã pan-americana, é muito possível que tenhamos aqui no meio destes 7 mil alunos mais alguma Milena ou um Ícaro Miguel (taekwondo), ou quem sabe um Hugo Calderano (tênis de mesa)", complementou o secretário da SELJ.

 

Outro detalhe lembrado por Vidoski, que representou o prefeito José Auricchio Júnior, foi o fato de que pela primeira vez na história da cidade há um programa educacional voltado também ao esporte. "Por fim, gostaria de parabenizar especialmente o secretário Fabricio (Coutinho de Faria, de Educação)e o prefeito Auricchio, por participarem ativamente do lançamento do Programa Auxílio Educação Esportiva, que concederá 500 auxílios de R$ 60 mensais a alunos que sejam atletas ou participem da turma de aperfeiçoamento da modalidade esportiva da SELJ", finalizou.

 

BUSCA PELO OURO

Ao todo, serão entregues 450 troféus e 4.470 medalhas, entre as de ouro, prata e bronze e uma delas vai ser incessantemente pelo aluno Lucas Henrique Larios da Silva, 17 anos, pivô de futsal da Escola Estadual Alfredo Burkart, no Bairro Nova Gerty. "Estamos com uma equipe muito forte e, apesar de respeitarmos todos os nossos adversários, vamos entrar pra conquistar o ouro nos Jogos Escolares", comentou Lucas, que também disputará vôlei na competição.

Top