Morre o treinador Vagner Benazzi

luto no Futebol

22/05/2023  

A semana começou de forma muito triste para o futebol, especialmente para o interior de São Paulo. Morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 68 anos, Vagner Benazzi, ex-lateral do Palmeiras, e ex-técnico de diversos times tradicionais pelo Brasil.

Ele deixa esposa e três filhos. As causas da morte foram choque séptico e infecção generalizada, decorrente do avanço da DFT (Demência Fronto Temporal), que Benazzi vinha sofrendo nos últimos anos.

Seu corpo será velado nesta segunda-feira no Cemitério Bela Vista, em Osasco, onde será sepultado às 16h.

Nascido em Osasco em 17 de junho de 1954, Benazzi foi lateral-direito e atuou no Palmeiras em 1981 e 1982. Em São Paulo, passou ainda por Nacional, Comercial, Portuguesa, São José, Paulista, Francana, São-Carlense, onde encerrou a carreira, entre outros. Juventude-RS, Aimoré-RS e Botafogo-PB também estão na lista.

Iniciou a carreira como treinador em 1989 pelo São-Carlense-SP, onde encerrou a carreira como jogador, e, entre os anos 1990 até meados de 2010, foi um dos principais treinadores do estado de São Paulo, dirigindo grandes equipes e conquistando vários acessos. Não por menos, recebeu o apelido de ‘Rei do Acesso’. Seu último clube foi o Nacional-AM, em 2016.

Em São Paulo, treinou inúmeros times, como Comercial, União Barbarense, Portuguesa Santista, Bragantino, Santo André, Atlético Sorocaba, Marília, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, entre outros.

Na Portuguesa, teve passagem marcante em 2006/2007 quando livrou o time do rebaixamento na Série B. Depois, subiu para o Paulistão sendo campeão da Série A2 e também subiu para a elite do Brasileiro.

Foi também campeão do Paulista A2 em 1998 pelo União Barbarense, clube pelo qual já tinha conquistado o acesso em 1990. 

Embora marcante, a história de Benazzi não fica apenas em São Paulo. Em 1998, ainda foi campeão do Campeonato Brasileiro Série B pelo Gama-DF. Também ajudou o Figueirense a retornar à elite nacional e foi bicampeão catarinense.

Foi também campeão estadual por Paysandu e Fortaleza. Avaí, Vitória, Bahia, Criciúma, Joinville, Náutico, entre outros, também fizeram parte de seu currículo.


Top