O país está oficialmente de luto

O Presidente da República, governadores e prefeitos decretam luto oficial em homenagem a Pelé

30/12/2022  

O país está oficialmente de luto

O Presidente da República, governadores e prefeitos decretam luto oficial em homenagem póstuma ao maior atleta de todos os tempos.

Em meio a comoção que toma o país em todas as esferas com o passamento da maior referência do Brasil em todos os tempos os gestores públicos também buscam formas de manifestar o pesar através de decretos de luto oficial.

O Presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias.

“Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia”, escreveu o presidente em uma rede social.

Outros gestores e autoridades também se manifestaram após a confirmação da morte do Rei do Futebol..

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que o Pelé "foi mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou".

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que o jogador dignificou o Brasil e seu povo e que "o homem Pelé nos deixa, mas que o eterno Pelé viverá para sempre".

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, disse que o jogador atuou como "um artista da bola, que encantou gerações e gerações com seu talento.

O atual governador de São Paulo Rodrigo Garcia decretou luto de sete dias no estado.

“Pelé é o maior nome dos muitos atletas que conduziram o Brasil à glória do futebol mundial, o maior gênio do esporte, um embaixador global da nossa arte, talento e simpatia. Mineiro de nascimento, Pelé está eternamente ligado a São Paulo. Iniciou sua carreira pelo Bauru, onde se consagrou campeão infanto-juvenil, e depois conquistou todos os títulos estaduais, nacionais e mundiais pelo Santos, clube que o contratou como profissional, com apenas 15 anos”, lamentou o governador.

O Prefeito de Santos, Rogério Santos decretou sete dias de luto na cidade e também se manifestou nas redes sociais. "A sua partida deixa um vazio eterno no esporte mundial, com uma preocupação com a questão social, pensando nas crianças mais necessitadas. Perdemos uma referência que atuou levando o Santos FC, o Brasil e o nome de Santos para várias partes do mundo", declarou.

Em Bauru, cidade onde Pelé iniciou sua carreira como jogador a prefeita Suéllen Rosim lamentou profundamente sua morte e decretou luto oficial por três dias na administração pública.

A cidade natal do Rei Pelé, Três Corações em Minas Gerais também decretou luto oficial. O prefeito José Roberto de Paiva Gomes oficializou sete dias pela morte do filho mais ilustre.

“E, mesmo depois de tornar-se Pelé, nunca se esqueceu de sua terra natal. Todo o nosso carinho, orações e condolências à família de Pelé, especialmente à Dona Celeste, neste momento, e a todos os admiradores e amigos ao redor do mundo”, finalizou.

Inúmeros outros municípios decretaram luto oficial e seus gestores se manifestaram através de comunicados oficiais e suas redes públicas e privadas na internet.

Luciano Luiz


Top