Orlando Morando entrega inspetoria

São Bernardo do Campo

16/06/2020  

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou na última sexta-feira (12/06) o 9º equipamento de Segurança Pública em três anos e seis meses de mandato. Trata-se da inspetoria da Guarda Civil Municipal (GCM) do Centro, localizada no Paço Municipal, que vai reforçar o trabalho de vigilância e de combate ao crime na região. A unidade vai abrigar 150 guardas que antes ficavam alocados na secretaria de Segurança Urbana, também no Centro, além de 12 viaturas operacionais, dez bicicletas, quatro motos e duas bases móveis.

 

Com cerca de 300 metros quadrados, a instalação conta com banheiros, vestiário, sala de armas, cozinha, alojamentos, sala de instrução e preleção, academia, escritórios do inspetor, subinspetor, supervisores e administrativo, entre outras acomodações. Localizada em ponto estratégico, a inspetoria será responsável pelo policiamento de grandes eventos esportivos e culturais realizados no Paço Municipal, e de equipamentos situados nas adjacências, como o Estádio 1º de Maio, o Ginásio Poliesportivo, o Ginásio do Baetão, Parque da Juventude, e, em breve, da Fábrica de Cultura.

“Esta é uma forma de retribuirmos todo o trabalho que a GCM da nossa cidade tem desenvolvido na cidade, fiscalizando o cumprimento dos nossos decretos contra a Covid-19 e zelando pela nossa população. Já cumprimos o compromisso de equiparar o salário da guarda com o da Polícia Militar e renovamos os equipamentos usados pelos guardas, que estavam defasados há anos”, destacou o chefe do Executivo.

 

A inspetoria do Centro se soma a outras oito instalações de Segurança já entregues pela Administração desde 2017: a inspetoria da GCM no bairro Assunção, a inspetoria da Vila São Pedro, a base da guarda na Praça Lauro Gomes, a base localizada na Arena Olímpica São Bernardo, na Vila do Tanque, a Base da  Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no Alves Dias, a corregedoria da guarda, no Centro, o almoxarifado do bairro Nova Petrópolis e o 1º Centro de Operações Integradas (COI) do Estado de São Paulo.

 

ESTRUTURA – Este último abriga as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso e Guarda Civil Municipal. “Esta nova inspetoria vai melhorar ainda mais a sensação de segurança e o policiamento, especialmente no Centro. Serão rondas com bicicletas, viaturas operacionais e motos, o que, com certeza, vai coibir a criminalidade nesta região”, completou o secretário de Segurança Urbana, o Tenente Coronel Aparecido Chaves de Sousa.


Top