Pandemia provoca aumento de doenças graves no ABC

Saúde

30/06/2020  

Assim como em países da Europa e nos Estados Unidos, o fenômeno de redução de atendimentos de doenças cardiológicas e demais problemas de assistência emergencial por medo de contrair a Covid-19, também tem impactado o Brasil. Em São Paulo, mais precisamente no ABC paulista, as unidades hospitalares da Rede D’Or São Luiz, maior grupo de hospitais privados do País, relatam cerca de 70% na diminuição do atendimento dessas doenças em estados agravados, bem como o mesmo percentual na queda nos tratamentos de problemas crônicos na região. Os números são alarmantes, mas não procurar assistência médica pode deixar esse cenário ainda mais preocupante sob o aspecto da saúde da população. Por isso, todas as unidades reforçam que desde o início da pandemia, adotaram fluxos independentes em todas as suas dependências para garantir a segurança e saúde dos pacientes, que podem procurar assistência médica normalmente.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), somente no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardíaca, cenário que se tornou ainda mais preocupante com a pandemia, que reduziu os atendimentos para a marca de 70% em escala nacional. De acordo com Thiago Líbano, coordenador de cardiologia da Rede D’Or no ABC, o equívoco de não procurar assistência médica quando apresentar sintomas e deixar a situação se agravar, pode resultar em sequelas irreversíveis e inclusive no aumento da mortalidade. "Temos recebido casos de pessoas que têm buscando ajuda médica tardia e os casos começam a se tornar bem críticos, correndo risco de morte. Um exemplo foi a chegada de um paciente que há 10 dias estava com angina - dor e sensação de pressão no peito, quando o músculo cardíaco não recebe oxigênio suficiente - e, mesmo assim, permaneceu em casa por medo ir até o hospital", conta Líbano.

O alerta do coordenador também abrange pacientes com doenças crônicas. Segundo ele, os tratamentos dessas condições requerem acompanhamento regular de um especialista, e, devido a pandemia, esse número também diminuiu em 70% nas unidades em que é responsável.

De acordo com Stephanie Padovesi, coordenadora do Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Brasil, da Rede D’Or São Luiz em Santo André, assim como o infarto e demais problemas cardíacos de caráter emergencial, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) também está no ranking de doenças graves que necessitam de atendimento imediato e estão sendo subestimadas por causa do medo ao coronavírus. "Chegamos a receber paciente com quadro de AVC há 4 dias e não tinha procurado assistência. O medo é compreensível diante do momento que estamos enfrentando, mas é preciso reforçar que os hospitais estão tomando todas as medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde e estão com fluxos de atendimentos completamente independentes para garantir a segurança de todos", explica a médica.

A saúde não pode parar

A Rede D’Or São Luiz está seguindo as mais atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e implementou protocolos rígidos em todas unidades para receber os pacientes, bem como todos os seus colaboradores, para mantê-los em segurança, seja qual for a necessidade médica.

"Devido a pandemia, em todas as unidades existem fluxos completamente independentes para pacientes com suspeita de covid-19, assim como para os pacientes sem sintomas gripais, desde a entrada e triagem nos prontos-socorros até consultas no Centros Médicos, internações, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), maternidades e Centros Cirúrgicos", esclarece Maurício Uhle, diretor regional da Rede D’Or São Luiz no ABC.

No Hospital Brasil, por exemplo, além do fluxo independente dos prontos-socorros, foi construído um pronto atendimento exclusivo para Covid-19 com alas separadas para pacientes com suspeita e para aqueles que apresentam síndrome gripal, mas ainda não configuram suspeitos. Além de triagens separadas para gestantes, pacientes oncológicos e demais grupos de risco. Nos Centros de Diagnósticos, por exemplo, existem aparelhos independentes para pacientes com e sem sintomas gripais, como o tomógrafo.

Top