Paracenso aponta 50 mil pessoas com deficiência

Santo André

28/09/2023  

Paracenso aponta 50 mil pessoas com deficiência em Santo André

A cidade de Santo André possui 50.177 pessoas com deficiência a partir dos dois anos de idade. Os dados fazem parte do Paracenso, levantamento divulgado pela prefeitura andreense nesta quinta-feira (28).

O Paracenso, realizado pela Secretaria da Planejamento Estratégico e Licenciamento e pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, fez análise de dados de fontes como IBGE, Cadastro Único do município, censo escolar, Ministério do Trabalho, INSS, TSE e da própria prefeitura, além de informações coletadas junto às Secretaria de Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento e Geração de Emprego, Educação e Núcleo de Inclusão Social.

A estimativa populacional de pessoas com deficiência foi feita com base na análise de dados do IBGE divulgados na PNAD Contínua - Pessoa com Deficiência, em julho deste ano. Segundo o IBGE, a população de Santo André é formada por 748.919 pessoas. A população com deficiência na cidade acima dos dois anos representa 6,7% desse total, ou seja, 50.177 pessoas. No Brasil, as pessoas com deficiência representam 8,9% da população.

 

“Esse trabalho traduz muito o que representa nossa gestão, dando visibilidade aos invisíveis para poder aplicar políticas públicas com cada vez mais qualidade. O que o Paracenso traz, com esse diagnóstico tão apurado e inovador, é a possibilidade de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas ao refinar ainda mais as políticas públicas que desejamos fazer”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Com o objetivo de atender ao programa Santo André 500 anos, que visa o planejamento da cidade pelas próximas três décadas, o Paracenso será permanentemente atualizado. Desta forma será possível ter dados recentes sobre as pessoas com deficiência e diagnosticar a necessidade destes munícipes em relação ao poder público.

 

Do total de pessoas com deficiência em Santo André, 58,5% são mulheres e 41,5% homens. Além disso, 54,9% são brancas, 33,6% pardas e 8,7% pretas.

 

Na análise da faixa etária, 10,4% das pessoas com deficiência estão entre 2 e 9 anos; 13,2% entre 10 e 19 anos; 16,1% entre 20 e 29 anos; 17,2% entre 30 e 39 anos; 14,5% entre 40 a 49 anos; 12,1% entre 50 e 59 anos; 8,9% entre 60 e 69 anos; 5% entre 70 e 79 anos; e 2,5% acima de 80 anos.

 

“Utilizamos o prefixo ‘para’ neste levantamento porque ele está sendo realizado paralelamente ao Censo. Quando assumi a secretaria, tive algumas dúvidas sobre o perfil da população com deficiência na cidade. O Censo questionou a população sobre várias questões, como número de televisores, mas não sobre as deficiências. Criamos o Paracenso para quantificar e assim qualificar cada vez mais o nosso serviço, com políticas de inclusão mais assertivas”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Alexandrino Minhoca.

 

O levantamento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, por meio da Gise (Gerência de Indicadores Sociais e Econômicos), e a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

 

“Com este levantamento damos um passo importante na valorização de todos os andreenses. Este panorama vem com a proposta do Santo André 500 Anos, que planeja uma cidade mais humana e inclusiva. A partir de agora, vamos traçar diretrizes que tratam de inclusão em todos os setores e ambientes da cidade para oferecer mais qualidade de vida para nossa gente”, afirmou o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

O levantamento completo do Paracenso está disponível no site da Prefeitura de Santo André, no link web.santoandre.sp.gov.br/imgeditor/file/SPD/Ebook_ParaCenso_SantoAndre.pdf


Top