SA inicia mobilização para construir Estações

Santo André

31/05/2022  

Santo André inicia mobilização para construir Estações de Coleta em mais bairros

 

Região central, Jardim Alvorada e Jardim Cristiane agora também terão um ecoponto para moradores descartarem corretamente resíduos volumosos

 

Santo André vai começar a construir nas próximas semanas mais três Estações de Coleta para ampliar a coleta seletiva e diminuir problemas de descarte irregular de resíduos, beneficiando moradores da região central e dos bairros Jardim Alvorada e Jardim Cristiane. Antes das obras, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está realizando uma mobilização para informar sobre as intervenções e compreender percepções e hábitos da população em relação à geração e ao descarte de resíduos.

 

Agentes devidamente identificados com uniforme e crachá passam de porta em porta para executar uma pesquisa, com o objetivo de identificar se há problemas relacionados à gestão de resíduos e como os munícipes descartam alguns materiais, inclusive os que são classificados como perigosos, como lâmpadas, pilhas e baterias.

 

A mobilização integra o projeto de trabalho técnico socioambiental das obras de construção de mais dez Estações de Coleta, executadas pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos da Prefeitura até o fim deste ano. O projeto socioambiental também contempla reuniões de diálogo social, visitas e oficinas de educação ambiental.

 

Os novos ecopontos compõem o pacote de obras do Programa Sanear Santo André, o maior programa de saneamento, combate às enchentes e infraestrutura urbana do município nos últimos anos, que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

 

Até 2024, serão executadas diversas intervenções, como a construção de um piscinão às margens do córrego Guarará, uma nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis (espaço destinado às duas cooperativas de reciclagem que existem no município), instalação de 25 câmeras para monitorar córregos e áreas com histórico de alagamentos e enchentes, além de outros equipamentos que visam melhorar a gestão de drenagem e otimizar ações preventivas da Defesa Civil.

 

Em abril, Santo André deu início à construção das primeiras Estações de Coleta, localizadas nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu. As unidades devem ser inauguradas ainda neste primeiro semestre. Além desses bairros, outros locais que terão um ecoponto são Vila Guiomar, Jardim Santo André, Vila Pires e Parque Miami.

 

Na região, dos dez locais que receberão uma Estação de Coleta, o Semasa investiu mais de meio milhão de reais em todo o ano de 2021 para remover entulho, móveis, eletroeletrônicos, sofás, madeira, dentre outros resíduos, que acabam sendo descartados irregularmente em calçadas, ruas, córregos e terrenos. Todos esses materiais são recebidos nos ecopontos. O endereço e a localização exata das novas Estações de Coleta podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br/sanearsantoandre.

Top