SA realiza treinamento para Brigada Florestal

Santo André

14/09/2021  

Atividade acontece em Paranapiacaba com capacitação para servidores, comunidade geral e voluntários
 
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e do Departamento de Proteção e Defesa Civil, iniciou nesta segunda-feira (13), o treinamento teórico/prático para a formação de um Núcleo de Brigada Municipal de Incêndio Florestal, na região da Vila de Paranapiacaba.
 
Os incêndios florestais constituem um dos mais danosos eventos que podem provocar grandes impactos ambientais. Muitas são suas origens, entretanto, as mais frequentes e preocupantes são aquelas causadas pelo homem por meio do uso irresponsável do fogo. Além de contribuir para as mudanças climáticas e poluição atmosférica, podem causar alterações no ecossistema local, afugentar ou mesmo causar a morte de espécimes vegetais e animais, o que resulta na perda da biodiversidade, além dos prejuízos econômicos e sociais.
 
A formação de uma Brigada Municipal de Incêndio Florestal tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção e resposta, capacitando servidores públicos, voluntários e comunidade em geral, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que estejam aptas a prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas.
 
"Infelizmente ainda convivemos com este tipo de situação, muitas vezes de forma imprudente. Essa Brigada irá auxiliar e muito para que os problemas sejam minimizados e consigamos cuidar da nossa cidade e da natureza da melhor forma possível", disse o prefeito Paulo Serra.
 
Os objetivos da ação passam pelo desenvolvimento de ações de prevenção, identificação e análise da situação, solicitação de corte de energia elétrica, abandono e/ou isolamento de área, e suas conseqüências como danos materiais ou acidentes com lesões as pessoas.
 
Denominado "Plano Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais", o plano constitui uma política pública para a prevenção e combate a incêndios com ações desenvolvidas de forma permanente e que priorizarão na época estiagem, o atendimento das ocorrências de incêndios. Serão formados dois núcleos da Brigada, um na Vila de Paranapiacaba e outro na região do Parque do Pedroso.
 
Santo André é participante do programa da ONU Marco de Sendai 2015-2030, Construindo Cidades Resilientes, que busca capacitar as cidades para estarem preparadas para rápida atuação em caso de riscos e desastres naturais e antrópicos.
 
A capacitação da Vila de Paranapiacaba está contando com a participação de moradores, monitores ambientais das Unidades de Conservação Municipal e Estadual, servidores públicos e comerciantes, bem como com o apoio dos Bombeiros do 8º Grupamento de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André.

Top