SA retoma visitas monitoradas ao Aterro Sanitário

Santo André

19/07/2023  

Santo André retoma visitas monitoradas ao Aterro Sanitário no segundo semestre

Gerenciado pelo Semasa, local é o único aterro público do ABC

Prosseguindo com atividades para sensibilizar sobre a problemática da geração e destinação de resíduos sólidos, além de ampliar o acesso a informações sobre a importância de conservar o meio ambiente, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu a agenda de visitas monitoradas ao Aterro Sanitário Municipal para este segundo semestre.

O equipamento público está localizado no bairro Cidade São Jorge e  recebe, por mês, mais de 18 toneladas de resíduos. O espaço também abriga as duas cooperativas de reciclagem parceiras do município, as lagoas de chorume (líquido percolado proveniente da decomposição dos resíduos) e o ecoponto especial de recepção de pneus.

A visita monitorada passa por todos estes pontos e uma equipe da autarquia ainda compartilha informações e curiosidades sobre o tratamento dos resíduos, trazendo reflexões sobre os padrões de consumo atuais e a importância da coleta seletiva.

“Se todos os municípios tivessem um Aterro Sanitário nós não teríamos áreas degradadas pela poluição que um lixão clandestino acaba causando, como, por exemplo, a contaminação do solo e a proliferação de animais vetores, que disseminam doenças.” explica o gerente de tratamento e disposição final de resíduos sólidos do Semasa, Eudes Farina Grandolpho.

Ao conhecer o espaço, o interessado tem a oportunidade de entender a diferença entre um aterro sanitário e os lixões. O equipamento público de Santo André, único do tipo no ABC e gerenciado pela autarquia, apresenta toda a complexidade e a obra de engenharia realizada para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, como a instalação de mantas de pead, dutos para captação de gases, tubulação para direcionamento do líquido percolado, controle da qualidade da água do lençol freático, dentre outros.

As visitas ocorrem de segunda-feira a sábado, com horários pela manhã e à tarde. No total, o encontro tem duração de 1h30. Podem participar grupos de até 30 pessoas, com idade mínima de 11 anos (menores devem estar acompanhados de um responsável). É necessário utilizar calçados fechados e confortáveis, como tênis, e calças compridas. Em dias de sol, o uso de filtro solar é recomendado. Em caso de chuva a atividade não poderá ser realizada e será reagendada.


Top