São Bernardo entrega instalações de segurança

São Bernardo do Campo

01/07/2020  

A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Governo do Estado, acabam de reforçar a segurança da cidade ao inaugurar cinco novas instalações, sendo duas delegacias especializadas – Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Jardim do Mar, a primeira com funcionamento 24 horas na região, e Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), no Centro, –, dois Distritos Policiais – o 4º DP do Riacho Grande e o 2º DP do Rudge Ramos – e o prédio do 6º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Calux. A solenidade de entrega ocorreu na DDM, nesta terça-feira (30/06), e contou com a presença do governador João Doria e do prefeito Orlando Morando.

“Hoje é um dia muito importante para a Segurança de São Bernardo. Recebemos o governador João Doria para entregar os novos equipamentos, entre elas uma nova Delegacia da Mulher, com sede própria e funcionamento 24 horas. Além de modernizar estes espaços e permitir que os policiais possam fazer o seu trabalho em um local digno e com conforto, a Prefeitura passará a economizar R$ 180 mil por ano, deixando de gastar com o aluguel de dois imóveis. Em minha visão é um profundo erro que esta gestão tem corrigido, levando serviços públicos para prédios próprios”, afirmou o chefe do Executivo.

O governador João Doria enfatizou a importância da parceria com a Prefeitura de São Bernardo. “O Governo do Estado e a Prefeitura tem trabalhado juntos para incentivar a união das forças policiais e proteger os cidadãos. A inauguração destas novas instalações, em especial da nova Delegacia de Defesa da Mulher, a primeira com funcionamento 24 horas no ABC, é uma grande conquista para a população de São Bernardo e de toda a região”, afirmou.

A solenidade contou com a presença da deputada estadual Carla Morando, do dr. Youssef Abou Chahin, secretário executivo da Polícia Civil, do coronel Álvaro Camilo, secretário Executivo da PM, dr. Ruy Ferraz, delegado geral da Polícia Civil, dr. Ronaldo Tussunian, delegado seccional de Polícia Civil de São Bernardo, do secretário de Segurança Urbana municipal, Aparecido Chaves, e demais integrantes das forças policiais.

"Como deputada estadual e mulher, saliento a importância da Delegacia da Mulher em São Bernardo. Logo no início do meu mandato, protocolei junto ao Governo do Estado, um ofício para que fosse construída uma DDM 24h, em São Bernardo. E hoje, fico satisfeita em saber que este plano virou realidade. As agressões podem acontecer a qualquer hora do dia e precisamos estar preparados para atender as vítimas, independentemente do horário", pontuou a deputada Carla Morando.

INSTALAÇÕES – A Prefeitura de São Bernardo investiu R$ 2 milhões na reforma dos espaços. A nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a primeira com funcionamento 24 horas na região, deixou um prédio alugado e foi instalada na Rua Tasman, 301, no Jardim do Mar, ao lado da Cidade da Criança. Em uma área de 650 m², a nova delegacia conta com 14 salas, com destaque para a sala lilás, que conta com um brinquedoteca.  Entre as intervenções feitas no local foram a revisão hidráulica e elétrica, nova pintura, instalação de divisórias de gesso e de portas.

A Dicma, que também ficava em prédio alugado, ficará abrigada na Avenida Redenção, 271, Centro, anexo ao Centro de Operações Integradas (COI). O imóvel conta com área de 310 m², dez salas e banheiros acessíveis para o público e os funcionários. O espaço sofreu intervenção total, revisão hidráulica e elétrica, bem como pintura geral.

O 4º Distrito Policial do Riacho Grande também está de endereço novo. Agora está instalado nas dependências da Subprefeitura, na Avenida Araguaia, 265, em uma área total de 295 m². No espaço foram construídas sete salas, assim como houve a instalação de divisórias de gesso e de portas, nova instalação elétrica e de hidráulica, bem como pintura geral. O 2º Distrito Policial do Rudge Ramos continua no mesmo endereço (Rua do Sacramento, 6), cuja reforma foi feita pelo Conselho de Segurança (Conseg), em parceria com a Prefeitura.

BATALHÃO DE CASA NOVA – O 6º Batalhão da Polícia Militar foi transferido da Rua Ligure, no Jardim do Mar, para a Rua Max Mangels Sênior, 392, no Jardim Calux. O imóvel foi totalmente reformado e adequado para comportar o efetivo. O novo local conta com sete salas, copa, alojamento para comandante, soldados, cabos e sargentos, vestiários, cozinha, refeitório, sanitários acessíveis e estacionamento para 50 veículos. A unidade conta com efetivo de 987 PMs e 174 viaturas.

COI - Outro importante equipamento de segurança inaugurado em São Bernardo em parceria com o Estado, em 2019, foi o Centro de Operações Integradas (COI), no Centro. Além da Dicma, o local conta com o Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que integra as ações da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), o Grupo de Operações Especiais (GOE) e a Delegacia do Idoso.

Top