São Bernardo realiza 1ª Festa Nordestina

São Bernardo do Campo

20/07/2023  

Evento também vai trazer artistas locais e gastronomia típica da região; festa acontece entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23/7) na Esplanada do Paço

O final de semana promete muita animação e música nordestina de qualidade em São Bernardo. Entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23/7) a Esplanada do Paço Municipal recebe a 1ª edição da Festa Nordestina, que vai reunir apresentações musicais de artistas nordestinos e tendas de comidas típicas da região. A entrada no evento será gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será posteriormente encaminhado ao Banco de Alimentos da cidade.

A atração principal do evento será a apresentação do grupo Os Barões da Pisadinha, que sobe ao palco às 19h30 no domingo (23/7). Fenômeno na internet e sucesso no Brasil nos últimos anos, a banda vem difundindo o forró também no mundo. Criado por Rodrigo e Felipe Barão, o grupo Os Barões da Pisadinha surgiu em dezembro de 2015, nas cidades de Heliópolis e Ribeira do Amparo, dois municípios do interior da Bahia.

A programação da festa inclui ainda shows do são-bernardense Paulinho Maranhão, às 20h de sexta-feira (21/7). No sábado (22/7), sobem ao palco Zé Gonçalves, às 14h, Acácio, às 17h e Cristiano Neves, às 20h. No domingo, além de Os Barões da Pisadinha, haverá show de Lippe Rodrigues, às 13h30, e de Lorena Alexandre (Marília Mendonça Cover), às 16h30. O evento é uma realização da Rádio Imprensa FM, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, sem uso de recursos públicos. 

“Não é apenas um evento para diversão. É um retrato de São Bernardo, que tem grande parte de sua população descendente de nordestinos. É um momento de festejar junto com essas pessoas que saíram de sua cidade natal, muitas vezes em busca de emprego, e que têm grande apego emocional à sua origem. A ideia é retratar a cultura dessas pessoas, com música e gastronomia da região”, destacou o prefeito Orlando Morando. De acordo com o chefe do Executivo, a expectativa é receber público de 50 mil pessoas nos três dias de evento.

A festa será marcada ainda por homenagem a 30 nordestinos da cidade que se destacaram ao longo dos anos na cidade. Na gastronomia, destaque para as comidas típicas da região nordeste, como buchada, baião de dois, cuscuz e outros. Ao todo, serão 45 barracas de comidas e bebidas, sendo 24 de empreendedores de economia criativa. 

“Queremos exaltar a população nordestina que mora aqui na nossa cidade. Foram eles, desde a industrialização, que fizeram de São Bernardo uma das principais rotas de trabalho do Brasil. Por aqui, as famílias nordestinas encontraram dignidade para criar seus filhos. Temos muito orgulho da força trabalhadora e cultural nordestina. Será um momento muito importante de reconhecimento e homenagem”, exaltou o secretário de Cultura e Juventude, Fran Silva. 

REFORÇO DA SEGURANÇA – Para garantir a segurança dos presentes, haverá revista feminina e masculina na entrada do evento por parte da Guarda Civil Municipal (GCM). Haverá apoio ainda de efetivos da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito. O evento será encerrado rigorosamente às 22h de forma a não comprometer o sossego dos moradores do entorno. As linhas de ônibus que atendem o centro também poderão ter o horário estendido, de acordo com a demanda, para garantir o retorno do público.

NORDESTINOS EM SÃO BERNARDO - Segundo historiadores, o movimento de migração do Nordeste teve, como pano de fundo, a busca por trabalho e melhores condições de vida. A chegada da indústria automobilística, nas décadas de 1950 e 1960, motivou a procura pelo Grande ABC. Os famosos caminhões do tipo ‘pau-de-arara' traziam operários para atuar, principalmente, nas linhas de montagem das montadoras.

Dos anos 50 aos 70, a população local saltou de 26 mil para 202 mil – todos atraídos por bons empregos produzindo componentes e automóveis. Outra parcela importante encontrou ocupação na construção civil. No início desta década, os nordestinos representavam 20% da população da região, de acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre as sete cidades, a maior parte dos migrantes escolheu São Bernardo (31,79%). Em 2010, eram 200,1 mil moradores com essa característica no município - um quarto da população, sendo 134,4 mil oriundos do Nordeste.

HORÁRIOS:
Sexta-Feira (21/07) - das 18h às 22h
Sábado (22/07) e domingo (23/07) - das 12h às 22h

PROGRAMAÇÃO DO SHOWS:
Sexta-feira (21/07)
20h - Paulinho Maranhão

Sábado (22/07)
14h - Zé Gonçalves
17h - Acácio
20h - Cristiano Neves

Domingo (23/07)
13h30 - Lippe Rodrigues
16h30 - Lorena Alexandre (Cover Marília Mendonça)
19h30 - Barões da Pisadinha

Top