São Caetano lança o Programa Viva Fundação

São Caetano do Sul

01/07/2019  

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou o Programa Viva Fundação, que compreende ações integradas para série de melhorias no bairro, como obras em unidades de Saúde, escolas, operações de segurança, serviços de zeladoria e outros. O ato foi realizado segunda-feira (1/7), na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou a reforma da unidade, que completará 100 anos em abril de 2020.

 

"São Caetano do Sul nasceu aqui. Este é o bairro que marca a origem e o desenvolvimento da nossa cidade. Mas também o que mais sofreu com o impacto da industrialização e a estrada de ferro. Por isso temos uma atenção especial com o Fundação, movidos pelo sentimento da responsabilidade, da seriedade e da sensibilidade", ressaltou Auricchio, destacando o empenho da Prefeitura junto ao governo do Estado e a União para a busca de soluções contra enchentes e no caso do Condomínio Di Thiene, em que uma laje desabou no início de junho. "Estamos atuando no limite da lei".

 

A renovação do bairro histórico será intensificada durante todo o mês de julho, que marca os 142 anos de São Caetano, a serem completados no dia 28. O Viva Fundação é um programa intersetorial, com serviços das secretarias de Saúde, Educação, Obras e Habitação, Serviços Urbanos, Segurança e Mobilidade Urbana, da Subsecretaria de Comunicação, além do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), Fundo Social de Solidariedade e Fundação Pró-Memória – confira as principais ações abaixo.

 

O deputado estadual Thiago Auricchio prestigiou o lançamento do Viva Fundação. "Este programa mostra o compromisso da Prefeitura com o bairro e os moradores. Nosso mandato também está atento ao Fundação, seja na regularização fundiária, no combate às enchentes e outras questões." Vereadores também participaram do ato, apoiando a iniciativa.

 

Um dos momentos de destaque do evento foi a participação do coral infantil da EMEF Senador Fláquer, que interpretou o Hino da Itália, remetendo à origem da cidade e do bairro, onde se instalou o primeiro núcleo de imigrantes italianos, em 28 de julho de 1877.

 

Confira as principais ações do Programa Viva Fundação:
- Assinatura da Ordem de Serviço para reconstrução da EMEI Luiz José Giorgetti;

- Retirada de carros abandonados nas ruas por meio do Programa Remove;

- 100% de pinturas de guias e viadutos;

- Instalação e manutenção de lixeiras;

- Revisão de toda a iluminação pública do bairro;

- Obras de revitalização em andamento no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), CEM (Centro de Especialidades Médicas) e futuro Centro Odontológico;

- Reinauguração da EMI João Barile, totalmente revitalizada;

- Operações das Forças de Segurança;

- Serviços de zeladoria em todas as praças, com revisão de brinquedos e iluminação;

- Operação Catatreco presente com mais intensidade no bairro durante todo o mês. Deixe grandes descartes nas calçadas e acione o Saesa: 4239-1700;

- Programa de recapeamento;

- Operação Tapa-buraco;

- Comando contra a Dengue;

- Atendimento ampliado nas unidades do programa Saúde em Movimento;

- Missa de aniversário, no dia 28 de julho, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo;

- Atividades para a Terceira Idade;

- Ações do Governo em Movimento nos dias 29 e 30 de julho;

- Atividades com os alunos das escolas municipais;

- Posto de Atendimento da Seais (Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social);

- Reforma da EMEF Senador Fláquer;

- 100% de placas de ruas instaladas;

- Programa Elas por Elas, de prevenção ao câncer de mama;

- Lavagem das ruas com caminhões-pipa;

- Limpeza e revitalização da passagem de nível da linha ferroviária;

- Reabertura do Museu Histórico Municipal.

Top