São Paulo vence o Ituano e passa de fase

Futebol

10/03/2024  

Ituano São Paulo foram até o Novelli Júnior para um jogo animado, que registrou o maior público deste confronto, além de definir um rebaixado e um classificado no Paulistão de 2024. Neste domingo, o Tricolor garantiu seu avanço em vitória por 3 a 2 apenas na 12ª rodada, com gol de Lucas Moura em cobrança de pênalti aos 52 minutos do segundo tempo, enquanto Ferreirinha e Luciano haviam marcado na primeira metade. Do lado mandante, Zé Carlos anotou os dois tentos que tentaram tirar o Galo da degola.

O Rubro Negro terminou rebaixado e retornará ao Paulista A2 em 2025, depois de 23 participações na elite do estado. Com apenas seis pontos conquistados no Grupo A, terminou com a pior campanha, atrás do também rebaixado Santo André, que fez oito.

Mesmo no sufoco, o São Paulo se classificou e ainda se garantiu na liderança do Grupo D, com 22 pontos, empatado com o Novorizontino, adversário da próxima fase. Graças ao melhor saldo de gols, o Tricolor mandará o confronto contra o Tigre nas quartas de final.

Depois de chuvas na cidade de Itu, o gramado do Novelli Junior apareceu bastante prejudicado e atrapalhou tanto o Galo como o Tricolor. Nos primeiros minutos, o São Paulo ainda chegou com Ferreirinha, que pegou a sobra e finalizou de primeira, mas Jefferson Paulino jogou para escanteio.

Fazendo um bom início de jogo, Thonny Anderson teve a primeira oportunidade após cruzamento da direita, e de cabeça, colocou Rafael para trabalhar, mas o arqueiro espalmou bem na na chance rubro negra. Depois do primeiro susto, o São Paulo melhorou e foi recompensado.

Aos 19 minutos, Igor Vinícius cobrou escanteio da direita e Calleri cabeceou para baixo. Na pequena área, Ferreirinha se atirou na bola, se adiantando a Jefferson Paulino, e como elemento surpresa abriu o placar em Itu, de cabeça. Novamente pela direita o Ituano criou perigo, quando Vinícius Paiva driblou Welington e cruzou da linha de fundo. Zé Carlos ganhou de cabeça e empatou o jogo, aos 27.

Sendo eliminado com o empate já que São Bernardo e Novorizontino se classificavam com suas vitórias, o São Paulo se lançou na busca pela vantagem novamente. Luciano tentou de dentro da área, assim como Igor Vinícius na sequência, mas ambos parados por Jefferson Paulino. Na sobra, o lateral chegou na linha de fundo e tocou para trás, onde Luciano dominou e finalizou de chapa, aos 35, novamente colocando o São Paulo na frente do placar, vantagem que foi garantida até o intervalo.

Ituano e São Paulo voltaram para o segundo bastante desanimados, ainda que com muita coisa em jogo no Paulistão. Foram pelo menos 30 minutos de futebol muito abaixo do esperado na elite, mesmo depois de diversas substituições.

Aos 43 minutos, o Ituano enfim conseguiu definir o que foi a tônica desta metade até então, quando Bruno Alves cruzou na área, a bola foi rebatida e na sobra Zé Carlos recebeu de frente para tirar de Rafael e novamente empatar o jogo. Com o gol marcado, o Galo ainda não se salvava do rebaixamento, mas tirava a vaga do Tricolor, com requintes de crueldade.

No desespero, o São Paulo se lançou ao ataque e quase empatou quando Juan invadiu a área e em finalização cruzada carimbou a trave. Três minutos depois, Lucas Moura da entrada da área finalizou no centro do gol e Jefferson Paulino espalmou. Na sobra, Juan foi derrubado por Marlon, e o clube da capital ganhou escanteio.

Segundos depois, o árbitro Raphael Claus foi chamado pela equipe de arbitragem de vídeo por uma possível falta do lateral do Galo em cima do atacante, e de fato a penalidade foi marcada. Protagonista do São Paulo desde seu retorno no segundo semestre de 2023, Lucas Moura puxou a responsabilidade e colocou a bola na marca da cal. O camisa 7 finalizou cruzado de perna direita e observou o goleiro errar o canto, anotando o terceiro tento Tricolor e garantindo a classificação para as quartas de final, aos 52 minutos do segundo tempo.



Top