SBC segue no combate à pandemia com programa

São Bernardo do Campo

03/12/2020  

Ação de higienização de espaços públicos é um dos principais aliados da Prefeitura para reduzir taxa de transmissão da doença

Lançado em março deste ano, o programa Jato de Combate ao Coronavírus segue ativo em São Bernardo, ajudando a esterilizar e desinfetar espaços públicos e a frear o avanço da pandemia na cidade. Para isso, estão sendo destacados caminhões-pipa com capacidade para armazenar 7.000 m³ de produtos reagentes químicos de nível hospitalar, usado para controle microbiológico, além de equipamentos pulverizadores para limpeza de locais de difícil acesso como vielas, passagens e escadões.

Nesta quinta-feira (03/12), os caminhões percorreram os bairros Planalto e Fei Mizuho, especialmente em pontos de maior fluxo, como Avenida Piraporinha e Rua Francisco Joaquim de Souza. Durante a semana, a força-tarefa também atuou na higienização das principais vias dos bairros Assunção, Montanhão, Alves Dias e Ferrazópolis.

"É um trabalho comprovadamente eficaz, que ajuda a combater o vírus, além de outros microorganismos, como fungos e bactérias. Esta higienização tem se tornado cada vez mais fundamental. Infelizmente, há uma falsa sensação de que a pandemia está superada e as pessoas vem relaxando nos cuidados, o que não pode acontecer. Temos observado um aumento alarmante da ocupação de leitos e da taxa de transmissão e esta ação é uma importante aliada", destacou o prefeito Orlando Morando.

Paralelamente à higienização, a Prefeitura anunciou o endurecimento das regras para funcionamento de comércios e estabelecimentos prestadores de serviços, enquanto ampliou a fiscalização sobre o cumprimento das regras sanitárias e do uso de máscara de proteção facial em locais públicos. Além disso, a cidade investe na compra de testes e exames para detecção da Covid-19 e mantém 437 leitos municipais exclusivos para o tratamento da doença.

MUTIRÃO DA LIMPEZA – A ação de esterilização foi lançada no dia 23 de março e, desde então, já sanitizou locais como UPAs, UBSs, hospitais, abrigos de ônibus, bases policiais, unidades do Bom Prato, cemitérios, praças, entre outros. O cronograma da ação é estipulado pela secretaria de Serviços Urbanos e tem como critério espaços como alta circulação de pessoas e potencial de transmissão da doença.

Top