SCS inicia estratégia para retomada econômica

São Caetano do Sul

04/08/2020  

A pandemia do coronavírus tem provocado dificuldades para empresas, empreendedores e trabalhadores em geral. São Caetano do Sul inicia um plano para conhecer os impactos sobre a economia e estabelecer as ações mais eficazes para a retomada das atividades. A estratégia é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Agência de Inovação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

A primeira etapa é mapear as dificuldades das empresas. Para tanto, já está disponível uma pesquisa on-line para todos agentes de economia, por meio do site https://pt.surveymonkey.com/r/impactoSCSCovid19.

 

A proposta é estabelecer um ambiente de medidas inovadoras que podem ser aplicadas em São Caetano, com intuito de recuperação econômica após os impactos do novo coronavírus. “Vamos buscar entender como a Universidade e a Prefeitura poderão atuar para superarmos a crise”, afirma Marcos Bassi, ex-reitor da USCS e um dos líderes do projeto.

 

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Fernando Trincado, a ação tem aval do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdec) e pretende respostas rápidas. “A pesquisa é importante para definirmos estratégias certeiras, o que faz ganharmos em agilidade”, diz Trincado.

 

O questionário on-line deverá ficar no ar durante um mês. O plano inclui, ainda, Consultoria de Inovação para a iniciativa privada e o poder público, estímulo tecnológico para atividades de P&D e empreendedorismo, e oferta de cursos e palestras relacionados à nova economia, entre outras medidas. O grupo é liderado, além de Bassi e Trincado, pelo subsecretário municipal de Tecnologia e Inovação, Luiz Gustavo Morcelli.

 

Bassi entende que muitas das relações no meio corporativo terão mudanças definitivas. “Trabalho remoto, soluções digitais para questões administrativas e de atendimento ao consumidor, modelos de gestão e contratação estão mudando. Temos de ter o mapeamento da profundidade dessa transformação”, afirma o ex-reitor da USCS.

Top