SCS inicia instalação de semáforos inteligentes

São Caetano do Sul

16/05/2024  

Prefeitura de São Caetano inicia instalação de novos semáforos inteligentes na Avenida Goiás

 

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou a instalação dos novos semáforos inteligentes da Avenida Goiás. Os equipamentos integram o novo modelo de sistema semafórico da cidade, que deverá estar totalmente implantado até o final do ano. Os trabalhos foram vistoriados pelo prefeito José Auricchio Júnior na terça-feira (14/5).

 

O sistema, integrado com o Waze for Cities, plataforma de mobilidade inteligente e sustentabilidade, da qual São Caetano é pioneira, moderniza a infraestrutura, com novos eletrodutos enterrados, com toda a rede elétrica e de dados renovada; novos controladores em todos os cruzamentos semaforizados, com a tecnologia mais avançada do mundo, interligados por fibra óptica à central semafórica, de onde é possível controlar toda a operação, trazendo maior confiabilidade.

 

Com o novo sistema, São Caetano passa a ter balizadores de LED nas travessias de pedestres (light line), e pluviômetros com leitura remota em todos os cruzamentos sujeitos a alagamento, para que, assim que eventualmente alguma via esteja alagada, o semáforo envie alerta para o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências.

 

“Trata-se de um ganho imensurável para São Caetano contar com essa estrutura, que visa, acima de tudo, aumentar a segurança e a fluidez do trânsito, resultando em uma melhor qualidade de vida para a população”, ressaltou Auricchio.

 

“O parque semafórico inteligente também conta com sistema preferencial de detecção de veículos de emergência via TAG, que libera a passagem de ambulâncias, bombeiros e outros veículos prioritários pelos cruzamentos, além de levar mais segurança para o pedestre, com LED balizador de piso nas travessias mais movimentadas, e sinalização para integração com a ciclovia”, acrescentou o secretário de Mobilidade Urbana, Diego Vido Faria.

Top