Semasa lança projeto Meu Condomínio Recicla

Santo André

11/06/2021  

Semasa lança projeto Meu Condomínio Recicla para ampliar a Coleta Seletiva
 
Edifícios interessados em participar podem se cadastrar diretamente pelo site da autarquia
 
Para ampliar a Coleta Seletiva em Santo André e sensibilizar os moradores dos condomínios da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou hoje o projeto Meu Condomínio Recicla. A ação, que faz parte do Junho Verde, aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) no edifício residencial Bienvenido, na rua Gil Vicente (Jardim Silveira). O projeto foi financiado em parte com verba oriunda do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e contempla as premissas dos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.
 
O Meu Condomínio Recicla é mais uma iniciativa da autarquia para aumentar o volume de recicláveis que chega às cooperativas parceiras do município. A estimativa é ampliar em 10% o índice de recuperação de resíduos. De acordo com o superintendente do Semasa, Gilvan Junior, a previsão é implementar o projeto em 500 condomínios da cidade. "Estamos sempre em busca de alternativas que possam contribuir para a expansão da vida útil do Aterro e esta é mais uma frente de trabalho. A nossa expectativa é impactar cerca de 5 mil moradores destes edifícios, que hoje são grandes geradores de resíduos", diz.
 
A proposta do projeto é instalar PEVs (Postos de Entrega Voluntária) no condomínio, o que facilita o trabalho dos coletores no momento da passagem do caminhão e retirada dos materiais; oferecer caixas de reciclagem individuais para cada unidade condominial realizar a separação do lixo; e manter um canal permanente de contato com os responsáveis pelos edifícios para sanar dúvidas, ouvir sugestões e melhorias. O síndico do condomínio Bienvenido, Fernando Henrique, comenta que já tinha vontade de incorporar projetos formais como este no local e que a iniciativa 'planta a semente' da conscientização junto aos condôminos. "Espero que com a chegada do projeto ao edifício 'caia a ficha' das pessoas para a importância deste tipo de ação para o meio ambiente e para a parte social, lembrando que há pessoas que trabalham com a reciclagem e vivem disso", conclui.
 
O condomínio que aderir ao projeto também recebe um selo de participação, que pode ser afixado na área comum, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da reciclagem. "Nem todos participam da coleta seletiva, mas a maioria ainda tem boa vontade. Nós já fizemos um trabalho de conscientização e estímulo à separação de materiais dentro do prédio e este projeto do Semasa vai nos ajudar muito mais", comemora a moradora Denise Maria Aparecida, de 52 anos.
 
Síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma on-line. A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia recebe a solicitação e faz o contato com os responsáveis para vistoriar o edifício e indicar a melhor forma de implantação.

Top