SESC realiza a 7º edição da Semana Move

São Caetano do Sul

19/09/2019  

Coordenada pelo Sesc São Paulo e consolidada como um dos principais movimentos no combate ao sedentarismo, a Semana Move chega à sua 7ª edição entre os dias 21 e 29 de setembro. A ação tem como objetivo sensibilizar pessoas de todas as idades a conhecer, experimentar, retomar ou mesmo manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas.

Em 2019, a Semana Move conta com mais de 800 atividades como apresentações esportivas, aulas abertas, bate-papos, competições, corridas, oficinas, passeios ciclísticos e vivências, nas unidades da capital, interior e litoral do estado de São Paulo, além de ocupar espaços públicos.

Desde 2015, a ação é realizada na América Latina, com apoio da ISCA – International Sports and Culture Association, e com a participação simultânea dos países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda "A Semana Move é o principal legado da Campanha Move Brasil que movimentou o país e criou uma rede de movedores em combate ao sedentarismo. Realizar a 7ª edição do evento consolida esta rede que se destaca pela promoção do Esporte para Todos e Atividade Física, presente na programação regular das unidades do Sesc em São Paulo. Nesta semana, atividades gratuitas ganham ruas, praças, espaços públicos, além de outras cidades e países com o objetivo de conscientizar pessoas e comunidades para os benefícios de uma vida ativa e saudável".

Também integram a programação atividades desenvolvidas por mais de cinquenta movedores, de indivíduos a organizações, que acreditam ser possível, por meio de uma ação conjunta, ampliar o número de praticantes de atividades físico-esportivas de maneira regular.

"A Semana Move representa uma das principais ações institucionais da área de desenvolvimento físico-esportivo no combate ao sedentarismo, consolidando-se como uma iniciativa importante para tornar mais ativa fisicamente a população brasileira, bem como os demais participantes da Campanha em 12 países latino americanos. Amplia-se, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promove o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e a comunidade em geral, declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO NA GRANDE SÃO PAULO

Na semana que propõe descobertas e mudanças para uma vida mais ativa, os hábitos esportivos e de lazer dos paulistanos ganham destaque com a apresentação da pesquisa Viver em São Paulo: Esporte e Lazerrealizada pelo IBOPE, em uma parceria do Sesc com a Rede Nossa São Paulo, que acontecerá no dia 25 de setembro, no Sesc Vila Mariana.

 

Pedalada Noturna MOVE Brasil abre oficialmente a programação, partindo do Sesc Pinheiros passando por alguns dos cartões postais da cidade como o MASP, Estádio do Pacaembu e Avenida Paulista. O Pedal Belém: Passeio Noturno, coordenado pelo Sesc Belenzinho, apresenta a Zona Leste sobre duas rodas, já a Bicicletada, que vai do Sesc Carmo até o Sesc Parque Dom Pedro II, e a Pedalada Poética, organizada pelo Sesc 24 de Maio, sugerem olhares diferentes para o centro da cidade. Quem ainda não sabe andar de bicicleta, pode Aprender a Pedalar no Sesc Itaquera. Mas para quem prefere explorar as ruas a pé, a unidade Bom Retiro convida para Caminhada Sensorial pelo bairro e o Sesc Guarulhos para uma Caminhada Sustentável, com recolhimento de resíduos na região da unidade.

 

Ultrapassando os muros do Sesc, atividades como a vivência de Golf Vertical no Metrô Campo Limpo, a Canoagem na Represa Billings, organizada pelo Sesc Santo André, a Ocupação Urbana Esportiva em Heliópolis, desenvolvida pelo Sesc Ipiranga, o Tênis de Mesa na Praça do Comerciário, organizado pela unidade Interlagos, e o Circuito Esporte Criança, que o Sesc São Caetano realiza no Parque Chico Mendes, proporcionam outras maneiras de ocupar espaços da cidade.

 

Dentro das unidades, além das vivências, bate-papos e aulas abertas, algumas instalações foram adaptadas para exploração de determinadas modalidades esportivas, como é o caso do Sesc Consolação, com Arena de Skate, do Pompeia com o Ringue Aberto, e do Avenida Paulista, a Arena Paraolímpica. Outras atividades que ganham força neste período são os festivais e torneios como os de TênisPebolim e Voleibol no Sesc Santo Amaro, de Triatlo Indoor, no Santana e o Quartetos de Vôlei de Areia no Sesc Osasco que incentivam práticas coletivas.

Atletas reconhecidos no esporte nacional como Diego Hypólito (ginástica artística), Fabiana Murer (salto com vara), Fernando Fernandes (paracanoagem), Flávio Canto e Rafaela Silva (judô), FofãoNalbert e Paula Pequeno (vôlei), Janeth ArcainMagic Paula e Rafael Bábby (basquete), Poliana Okimoto (natação) e Solonei Silva (maratona) também marcam presença na programação, compartilhando suas experiências e muitas vezes convidando o público para aprender com eles.

Além da programação oferecida pelo Sesc, os movedores, parceiros nessa ação, também promovem atividades em suas comunidades.

 

Programação completa: sescsp.org.br/semanamove  

 

São Caetano no Pedal!
Com Equipe Sesc
22/9, domingo, das 7h às 12h

Encontro de ciclistas para explorar roteiros urbanos, que visa incentivar e refletir sobre o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.
Roteiro: Parque do Ibirapuera e Masp.
Não recomendado para menores de 18 anos
Inscrições gratuitas na Central de Atendimento - Vagas limitadas.

Hidro Interativa
Com Equipe Sesc.
23 e 24/9, segunda e terça
8h às 9h / 11h às 12h /13h às 14h/ 14h às 15h/ 17h às 18h/ 18h às 19h/ 19h às 20h
23/9, segunda
9h às 10h/ 16h às 17h
Sesc São Caetano


Exibição de vídeo com uma aula de exercícios previamente elaborados, com o protagonismo dos educadores da unidade. No dia, todos realizam a atividade em conjunto, dentro da água.
Atividade exclusiva para alunos inscritos no curso de hidroginástica.

Super Move
Com Equipe Sesc
23/9, segunda, das 9h às 10h
25/9, quarta, das 19h às 20h
Sesc São Caetano

Atividade desenvolvida em formato de circuito de forma a explorar os espaços físicos da unidade do Sesc São Caetano propondo um desafio motor em cada etapa.
Não recomendado para menores de 12 anos
Sem retirada de ingressos
.

Incluindo o Movimento
23/9, segunda, das 9h às 11h
Ginásio Municipal "Sumiyoshi Nakaharada", Rua R. Santa Rita de Cássia, 173 - Itaquaquecetuba

 

Atividades que desenvolvam as habilidades motoras e que promovam o convívio social e a integração de pessoas com deficiência como síndrome de down, autistas e outros.

Botões de Reação
Com Equipe ZaxisTools

Dia 23/9, segunda
8h / 11h30 às 12h / 13h30 às 14h/ 18h às 18h30/ 19h às 19h30
Dia 24/9, terça
8h às 8h30/ 10h30 às 11h/ 15h30 às 16h/ 18h30 às 19h/ 19h30 às 20h
Sesc São Caetano

Com o uso de botões eletrônicos que acendem e apagam, alunos são desafiados a cumprir tarefas de agilidade, testando reflexos, respondendo a sequências programadas e aleatórias. A atividade estimula a percepção, agilidade e o tempo de reação.
Não recomendado para menores de 12 anos
Sem retirada de ingressos.

 

Ginástica para Todos
Com Magda Quirino e Patricia Tatiyama
23/9, segunda, das 14h às 16h
Clube Mané Garrincha, R. dos Cariris, 195 – Piraporinha –Diadema

Também conhecida como ginástica geral, apresenta diferentes elementos das ginásticas rítmica, artística, dos esportes, danças, lutas e das manifestações folclóricas.
Não recomendado para menores de 18 anos

Crianças em Ação
Com Equipe Sesc e Apoio
De 23 a 26/9, segunda a quinta, das 18h às 21h
Espaço Verde Chico Mendes

Movimentar, viver, experimentar, brincar, é a proposta desta atividade que promove o aprendizado e o desenvolvimento por meio do movimento e da interação. Diferentes desafios exploram o universo lúdico com destaque para atividades em circuito.
Sem retirada de ingressos.

Ginástica Natural
Com Bruno Luiz Fornitano

25 e 26/9, quarta e quinta,
8h às 8h50
25/9, quarta,
11h30 às 12h20
13h30 às 14h20
18h às 18h50
19h às 19h50
Dia 26/9, quinta,
8h às 8h50
10h30 às 11h20
15h30 às 16h20
18h30 às 19h20
19h30 às 20h20
Sesc São Caetano

Criada no Brasil pelo educador físico Álvaro Romano, é uma prática esportiva que pode ser praticada tanto ao ar livre, em contato com a natureza, como em espaços fechados. Ela junta fundamentos de técnicas orientais, exercícios com o peso do próprio corpo, movimentos do jiu-jitsu e movimentos dos animais e dos homens primitivos. Com 30 anos de pesquisa, a modalidade já se espalhou pelo mundo e é praticada em mais de 27 países.
Não recomendado para menores de 12 anos
Sem retirada de ingressos.

Experimentando o Circuito Esporte Criança

25 e 26/9, quarta e quinta, das 7h às 17h
27/9, sexta, das 7h às 12h
Espaço Verde Chico Mende


Com o objetivo de estimular a prática de atividade física, resgatar as brincadeiras tradicionais e promover a integração entre crianças de seis a dez anos, o Sesc São Caetano promove o Circuito Esportivo voltado às crianças da rede pública de ensino. O Circuito contará com propostas de obstáculos onde as habilidades motoras são colocadas em prática através de brincadeiras e circuito de obstáculos.
Exclusivo para agendamento escolar.

Ginástica para Todos
Com Magda Quirino e Patricia Tatiyama
27/9, sexta, das 9h30 às 11h30
Fiec - Fábrica Integrada Educacional e Cultural - R. Brasil, 1548 - Parque das Américas, Mauá.

Também conhecida como ginástica geral, apresenta diferentes elementos das ginásticas rítmica, artística, dos esportes, danças, lutas e das manifestações folclóricas.
Não recomendado para menores de 18 anos
Sem retirada de ingressos.

Festival - Tênis de Mesa
Com Equipe Sesc
27/9, sexta, das 18h30 às 20h30
Sesc São Caetano

Prática recreativa da modalidade de Tênis de Mesa. Materiais para a pratica disponível para empréstimo. Neste dia realizaremos um festival esportivo com os participantes.

Circuito Esporte Criança
28/9, sábado, das 8h30 às 14h
Espaço Verde Chico Mendes

O Circuito Esporte Criança é um conjunto de atividades com o objetivo de promover e estimular a prática esportiva e do brincar, bem como, incentivar a integração entre crianças e seus familiares. Neste ano, o circuito traz inspirações dos brinquedos e brincadeiras tradicionais.

Espaço 0 a 6 anos
Por meio de tarefas lúdicas, os pequenos experimentam diferentes maneiras de andar, correr, pular e se esticar, aprendendo inclusive a interagir com os colegas.

Como Nossos Pais
Também chamado de jogos tradicionais, procura resgatar a tradição do jogar de antigamente, aquele que precisa de um parceiro presencial, que estimula a participação de corpo inteiro, que valoriza a convivência e a integração.

Dj Simoníssima

Sobre inspiração do tema brinquedos e brincadeiras tradicionais, a dj preparou um set especial com as músicas de brincar de antigamente. Uma dinâmica com muito movimento e animação abre as atividades do dia.

Vem Jogar Comigo?

Em um momento temporal sem o advento tecnológico em alta, jogos como futebol de botão, bolinha de gude e futebol gulliver eram muito populares. A atividade promove o resgate da cultura esportiva de forma integrada entre pais e filhos.

Música e Movimento
Com Instituto Brincante

Intervenção de Danças Brasileiras, dos brinquedos ou manifestações populares tradicionais que dialogam com as brincadeiras de infância, de forma lúdica e sensível

 

Top