Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 14 de Janeiro 2026
Brasil finaliza AmeriCup Feminina com o vice-campeonato

Esportes

Brasil finaliza AmeriCup Feminina com o vice-campeonato

Basquete

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Seleção Brasileira Feminina de Basquete encerrou neste domingo (6) sua participação na AmeriCup 2025 com o vice-campeonato. Em Santiago, no Chile, o Brasil foi superado pelos Estados Unidos na grande decisão, por 92 a 84, e fechou a competição com seis vitórias e apenas uma derrota, finalizando a campanha com a medalha de prata. 

A ala-pivô Damiris Dantas fez uma atuação histórica na final, anotando 35 pontos, 8 rebotes e 4 assistências. Kamilla Cardoso, mesmo com tempo reduzido em quadra por conta de faltas, contribuiu com 19 pontos. Já a jovem Bella Nascimento marcou 22 pontos e se firmou como um dos principais nomes da nova geração.

O quinteto ideal da competição contou com Damiris Dantas, cestinha da AmeriCupW com quase 22 pontos de média, e Kamilla Cardoso, líder em eficiência com mais de 24. Bella Nascimento, em seu primeiro torneio com a camisa do Brasil, liderou em bolas de três convertidas, com 24, além de 15 pontos de média. 

Publicidade

Leia Também:

Sem vaga pela AmeriCupW, o caminho para a Copa do Mundo de 2026 será via Pré-Mundial, que acontece em março do próximo ano e será disputado em quatro sedes diferentes, que serão definidas em breve. Cada sede reunirá seis seleções, com todas se enfrentando dentro do grupo em formato de turno único. O número de classificados por sede será definido de acordo com o regulamento da FIBA. É importante destacar que mesmo as seleções já classificadas para o Mundial, como Alemanha, Estados Unidos e Bélgica, também participam do Pré-Mundial.

Além do Pré-Mundial em março, o calendário da Seleção Feminina seguirá movimentado em 2025. O Brasil ainda terá compromissos importantes no Mundial Sub-19, no Globl Jam e nos Jogos Mundiais Universitários, mantendo o trabalho de desenvolvimento das seleções de base e principal.

Esse torneio marcou apenas um dos passos de um novo ciclo, que se iniciou com amistosos da Seleção Brasileira feminina contra franquias que disputam a WNBA, principal competição da modalidade no planeta.

Jogos do Brasil

1ª fase - Brasil 71 x 50 Argentina
1ª fase - Brasil 74 x 65 Canadá
1ª fase - Brasil 73 x 46 República Dominicana
1ª fase - Brasil 106 x 49 El Salvador
Quartas - Brasil 84 x 61 México
Semifinal - Brasil 108 x 68 Argentina
Final - Brasil 84 x 92 EUA

Convocação AmericupW

Bella Nascimento - William & Mary-EUA
Alana Gonçalo - Corinthians-SP
Carina Martins - Sampaio-MA
Catarina Ferreira - Oregon State-EUA
Emanuely Oliveira - SESI Araraquara-SP
Vitória Marcelino - SESI Araraquara-SP
Thayná Silva - Sampaio-MA
Ayla McDowell - South Carolina-EUA
Manu Alves - Illinois-EUA
Aline Moura - SESI Araraquara-SP
Damiris Dantas - Indiana Fever-EUA
Kamilla Cardoso - Chicago Sky-EUA

Comissão Técnica

Treinadora - Pokey Chatman
Assistentes - Léo Figueiró e Bruno Guidorizzi
Líder Operacional - Fernanda Gomes
Médicos - Paulo Szeles e Cristina Casagrande
Preparador físico - Vita Haddad
Fisioterapeutas - Isabel Rosa, Giovanna Fumagalli e Jordana Reis
Nutricionista - Denise Silva
Psicóloga - Manoella Marques
Massagista - Juliana Bouvie
Gerente de Comunicação - Thierry Gozzer

Fonte: Assessoria CBB

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR