Rede Nacional de Notícias

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Calor extremo leva Defesa Civil a distribuir água em municípios do estado de SP

São Paulo

Calor extremo leva Defesa Civil a distribuir água em municípios do estado de SP

São Paulo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com as temperaturas extremas neste domingo (9), a Defesa Civil do Estado distribui água para a população das 11h às 15h em várias cidades paulistas. Na capital, a distribuição é realizada no Parque Ibirapuera, local que recebe alguns blocos no pós-Carnaval. A ação está sendo feita em parceria com a SPTuris, da Prefeitura de São Paulo, e a Sabesp. 

A medida é feita ainda em parceria com as Defesas Civis municipais, levando hidratação à população neste domingo de pico de calor. Entre as áreas beneficiadas estão o centro de Bebedouro, centro e zona leste de Bauru, Parque do Povo em Presidente Prudente, São Caetano do Sul, centro de Itatiba e Santo Antônio do Aracanguá. 

O forte calor foi provocado por uma massa de ar quente sobre o estado, com máximas que podem superar os 37°C em algumas regiões, além da capital, com 35ºC. 

Publicidade

Leia Também:

Esse aquecimento intenso indica a mudança no tempo em todo o estado de São Paulo, entre a madrugada de domingo (9) para segunda-feira (10), com a chegada da frente fria (leia mais abaixo). Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça as ações de prevenção para o calor intenso. 

“A Defesa Civil está cada vez mais se posicionando como órgão de excelência, acolhendo e orientando os cidadãos. A principal recomendação é para que a população se hidrate”, afirma o Tenente Maxwel de Souza, da Defesa Civil de São Paulo. O órgão estadual recomendou aos municípios para que realizem ações para apoiar e auxiliar a população durante as altas temperaturas. 

Pela primeira vez, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo para onda de calor. Moradores dos municípios de Presidente Prudente e Araçatuba, na região oeste do estado, receberam a mensagem pelo celular. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a previsão indica que as temperaturas permanecerão extremamente elevadas até domingo (9). 

Na mensagem do alerta, a Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada, bebendo água regularmente. Também é importante evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e ter cuidados especiais com crianças e idosos. 

Gabinete de crise 

Diante da previsão meteorológica, a Defesa Civil irá montar o gabinete de crise a partir das 18h do domingo (9), com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios. O gabinete deve ficar mobilizado até terça-feira (11), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais. 

A Defesa Civil de São Paulo também reforçou que os municípios que precisarem de ajuda humanitária poderão ser atendidos. Desde outubro, a Defesa Civil Estadual mantém seus cinco depósitos cheios e prontos para enviar apoio assim que solicitado. Os depósitos ficam na capital paulista, na região do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Bauru e Presidente Prudente. Ficam estocados alimentos, kits de limpeza, higiene pessoal, dormitório, além de lonas plásticas e telhas. 

A chegada de uma frente fria pode provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h em algumas regiões do estado de São Paulo. A mudança no tempo acontece entre domingo (9) e segunda-feira (10). Para alinhar as ações de prevenção, a Defesa Civil do Estado de São Paulo se reuniu nesta sexta-feira (7) com integrantes das defesas civis municipais para apresentar o cenário meteorológico dos próximos dias. 

As regiões com alto risco de chuvas são: região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, bem como as regiões de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília. 

Já as regiões que apresentam risco moderado são: Bauru, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. Diante desse cenário, é fundamental que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e adote medidas preventivas para minimizar os impactos. 

O diretor do núcleo de situação de Anormalidade da Defesa Civil, capitão PM Rodrigo Fiorentini, afirmou na reunião que o cenário dos próximos dias é alarmante. “Pedimos à população para que todos fiquem atentos aos alertas do cellbroadcast e que os municípios deem uma atenção maior nas ações de prevenção e proteção do cidadão”, ressalta. 

 

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!