Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 21 de Abril 2026
Com mais quatro ouros, uma prata e três bronzes, judô brasileiro chega a 14 medalhas no Campeonato Pan-Americano Sênior

Esportes

Com mais quatro ouros, uma prata e três bronzes, judô brasileiro chega a 14 medalhas no Campeonato Pan-Americano Sênior

Judô

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O judô brasileiro fechou as disputas individuais do Campeonato Pan-Americano Sênior com mais oito medalhas, totalizando 14 na competição. Neste domingo (19), no Panamá, Clarice Ribeiro (-48kg), Larissa Pimenta (-52kg), Shirlen Nascimento (-52kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg) foram campeões; Sarah Souza (-57kg) vice; e David Lima (-81kg), Rafael Macedo (-90kg) e Lucas Lima (+100kg) medalhistas de bronze.

 

Confira como foi o dia dos brasileiros:

Publicidade

Leia Também:

 

Feminino fecha competição com mais três ouros e uma prata

 

O Brasil dominou todas as categorias femininas em disputa no dia, levando três ouros e uma prata, com direito a dobradinha no até 57kg.

 

A primeira medalha da sequência veio com Clarice Ribeiro (-48kg), estreante na competição aos 17 anos. Ela venceu todas as quatro lutas que fez por ippon, imobilizando as adversárias. Primeiro, ganhou da chilena Martina Diaz; depois, da paraguaia Gabriela Narvaez; na semifinal, da panamenha Nemesis Candelo; e, na final, derrotou a também chilena Mary Dee Vargas Ley.

 

No Sênior, Clarice já tem uma prata internacional no Open Europeu de Varsóvia, em 2025, e ainda participou do Grand Prix da Áustria e do Grand Slam de Tbilisi no mesmo ano. Atual 82ª do mundo, ela deve entrar no top 40 com os 800 pontos do título continental.

 

No até 52kg, Larissa Pimenta garantiu o hexacampeonato pan-americano, retornando à competição após um hiato de dois anos. A brasileira primeiro passou pela peruana Brilith Gamarra, nas oitavas, e pela panamenha Lilian Cordones, nas quartas, com um yuko em cada combate. Na semifinal, ela marcou um waza-ari em Paulina Martinez, do México, e, na decisão, venceu a canadense Evelyn Beaton com dois yuko.

 

Já no até 57kg, o Brasil classificou suas duas representantes à final. De um lado, Shirlen Nascimento passou por Brisa Gomez, da Argentina, com dois waza-ari; por Maria Vilalba, da Colômbia, com um yuko, um waza-ari e um ippon; e pela cubana Lian Benavides com dois waza-ari.

 

Do outro lado da chave, Sarah primeiro venceu a canadense Hayden Thibault com dois yuko e um waza-ari; nas quartas, marcou um ippon na dominicana Ana Rosa; e, na semifinal, conseguiu um lindo ippon na estadunidense Mariah Holguin.

 

Na final, Sarah começou saindo na frente, imobilizando Shirlen e anotando um yuko. Mas, a poucos segundos do fim, levou o empate. Num golden score disputado e com chances para os dois lados, quem levou a melhor foi Shirlen, que com um yuko levou o ouro e defendeu seu título de campeã continental.

 

Masculino tem ouro de Leo Gonçalves e mais três bronzes

 

No masculino, o judô brasileiro levou um ouro e três bronzes.

 

Quem teve o melhor resultado foi Leonardo Gonçalves (-100kg), que tornou-se tricampeão pan-americano e levou o segundo título consecutivo. Cabeça-de-chave número um, ele estreou nas quartas de final e venceu o mexicano Jeremy Olivars por ippon. Na semifinal, o brasileiro primeiro jogou o chileno Thomas Briceno em yuko e depois o fez bater em uma chave-de-braço.

 

Na final, o brasileiro enfrentou Ivan Felipe Silva Morales, de Cuba, adversário que tinha perdido na última vez em que se enfrentaram. Mas, no Panamá, o desfecho foi outro. Léo usou bem do volume de luta, deixando o cubano pendurado nas punições. No golden score, conseguiu o waza-ari para comemorar a medalha de ouro.

 

Ainda no naipe, o Brasil teve três bronzes. No -81kg, David Lima fez campanha com quatro vitórias e uma derrota, vencendo o canadense top 7 do mundo, Francois Gauthier Drapeau, na luta pela medalha com um belo ippon. No -90kg, Rafael Macedo começou perdendo nas quartas, mas depois venceu a repescagem e a disputa de bronze contra o estadunidense Alexander Knauf por ippon. E, no +100kg, Lucas Lima venceu duas lutas nas preliminares, caiu na semifinal, mas voltou a ganhar na luta pela medalha contra o venezuelano Luis Amezquista.

 

Mais cedo, Andrey Coelho (+100kg) venceu uma luta, perdeu duas e se despediu da competição em sétimo lugar.

 

Junto aos resultados do sábado, primeiro dia de competição, o Brasil fechou as disputas individuais do Pan na liderança do quadro geral de medalhas, com seis ouros, duas pratas e seis bronzes. Nesta segunda-feira (20), as equipes mistas fecham a programação.

O Brasil estreia contra o vencedor de Venezuela x Estados Unidos, nas quartas de final. As preliminares começam a partir de 11h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Judo TV.

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR