Atlético-MG e Botafogo disputam o título da Libertadores para se juntar a Flamengo, Fluminense e Palmeiras no renovado Mundial de Clubes da FIFA do ano que vem, além da Copa Intercontinental.
Em 30 de novembro, Buenos Aires vai receber a final da Copa Libertadores da América entre Atlético Mineiro e Botafogo. Num momento de incrível hegemonia continental, o futebol brasileiro já tem o sexto título consecutivo assegurado e garantiu também a condição de país mais representado no Mundial de Clubes da FIFA 2025™.
O renovado torneio, que será disputado nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho, já tem 31 de seus 32 participantes confirmados. A última vaga estará em jogo na capital argentina, onde o Galo vai buscar o bicampeonato e o Glorioso, seu primeiro título da Libertadores.
O campeão se juntará a Flamengo, Fluminense e Palmeiras no Mundial. Serão, então, quatro representantes brasileiros na competição, desta forma, um a mais que o México (Club León, Monterrey e Pachuca).
Lembrando que um país só poderia ter mais de dois clubes no torneio global em caso de múltiplas conquistas continentais desde 2021. Neste quadriênio, só o Brasil teve 100% de aproveitamento, assegurando quatro das seis vagas destinadas à CONMEBOL – os gigantes argentinos Boca Juniors e River Plate asseguraram seus postos via ranking continental.
Esse é um período de hegemonia nacional sem precedência na história da Libertadores. Não são apenas seis títulos seguidos como a quarta final entre clubes brasileiros nos últimos cinco anos.
Que Atlético-MG e Botafogo estejam na disputa por essa quarta vaga tem seu valor simbólico. São dois clubes que têm várias semelhanças no modo como se reestruturaram nos últimos anos para se reinserirem na elite continental.
Ambos adotaram o modelo de gestão da SAF, contrataram ótimos reforços do mercado sul-americano, repatriaram jogadores de destaque como Hulk e Alex Telles e também venceram a concorrência na busca por talentos emergentes com potencial de Seleção Brasileira como Luiz Henrique e Paulinho.
Além da disputa pela vaga no Mundial de Clubes da FIFA, Atlético-MG x Botafogo também vai definir o adversário do Pachuca no Clássico das Américas, no dia 11 de dezembro, em Doha, no Qatar, válido pela Copa Intercontinental da FIFA. O vencedor deste jogo enfrentará o Al Ahly, do Egito. Depois, quem sair daí disputará o título com o Real Madrid.