Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 01 de Maio 2026
Congresso da FIFA em Vancouver reforça combate ao racismo e união global para a Copa 2026

Copa do Mundo FIFA 2026

Congresso da FIFA em Vancouver reforça combate ao racismo e união global para a Copa 2026

Copa do Mundo

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O 76º Congresso da FIFA, realizado em Vancouver, no Canadá, em 30 de abril de 2026, destacou a função da Copa do Mundo como um instrumento de harmonia entre as nações e reafirmou o compromisso da entidade em erradicar o racismo no esporte. O encontro, sediado no Canadá pela segunda vez na história, contou com discursos de lideranças da Concacaf e da Associação Canadense de Futebol antes do pronunciamento oficial do presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Em sua fala de abertura, Infantino enfatizou a capacidade do futebol de construir pontes em cenários de divisão global. O presidente citou o exemplo da participação do Irã no Mundial sediado na América do Norte, afirmando que a presença da seleção em jogos nos Estados Unidos é uma demonstração necessária de união entre as pessoas. Segundo o dirigente, a missão da FIFA é promover o otimismo e a felicidade diante de um contexto mundial repleto de conflitos e tentativas de fragmentação social.

Durante o evento, a FIFA apresentou uma atualização sobre a Posição Global contra o Racismo, aprovada em 2024. Entre os avanços citados, destacam-se a alteração do Código Disciplinar da FIFA, a implementação do gesto "Não ao Racismo" em todos os torneios oficiais e a proteção de mais de 12 mil indivíduos e 570 equipes pelo Serviço de Proteção de Mídias Sociais da entidade. O presidente declarou que o compromisso foi transformado em ações concretas que orientam esforços globais.

Publicidade

Leia Também:

O ex-jogador e capitão honorário do Painel de Voz dos Jogadores, George Weah, reforçou a urgência da pauta em mensagem de vídeo, classificando o racismo como uma "doença" e pedindo que o movimento alcance comunidades de forma mais profunda. Além das pautas humanitárias e disciplinares, o Congresso serviu de palco para Gianni Infantino declarar oficialmente sua intenção de se candidatar à reeleição para a presidência da FIFA em 2027.

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR